Eu tenho certeza que muitos de vocês, durante uma ida ao supermercado, já tiveram a seguinte dúvida na hora de escolher o leite: levar em pó ou em caixinha?
Em entrevista ao portal Saúde, da Abril, a professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade de Viçosa (MG), Ana Clarissa Pires, tirou a dúvida que permeia na cabeça de tantos brasileiros.
Um questionamento muito levado em consideração é a respeito da perda ou não de nutrientes do leite em pó durante a sua fabricação. A especialista conta que a perda realmente ocorre, mas é muito baixa, tendendo a ser insignificante.
-
Foto: Reprodução
O processo funciona da seguinte forma:
O leite passa por uma máquina que o faz perder água e se tornar uma pasta. Em seguida, o material formado, em forma de pequenas gotas, é borrifado em um equipamento cheio de ar quente e seco, chamado “spray dryer”. É durante esse momento que a bebida se transforma em pó.
-
Foto: greenMe
E no meio do processo, são poucos os nutrientes perdidos pelo fato do líquido não ser exposto a altas temperaturas. “Portanto, essa versão não é contraindicada. Inclusive, é muito útil por durar mais tempo”, diz Ana Clarissa.
Sendo assim, já sabe que essa é uma dúvida que não precisa mais te seguir durante as compras, certo? Basicamente, as diferenças entre o leite em pó e o leite em caixinha são mínimas. E seja qual for sua escolha, será muito bem-vinda devido a tudo que ambos os produtos tem a oferecer para você.


Foto: Reprodução
Foto: greenMe










