Alguma vez você já ouviu falar dos benefícios do açafrão para o ser humano? Bom, se já, saiba que não somos apenas nós que podemos aproveitar os benefícios dessa planta.
O açafrão pode beneficiar, também, cachorros de qualquer idade, mesmo que sua vantagens sejam particularmente dadas à cães idosos. Açafrão é o tempero que dá ao curry a cor amarela. Os suplementos veterinários aprovados para cães geralmente contêm curcumina – ingrediente ativo na Cúrcuma – porque atua como um anti-inflamatório natural e antioxidante.
Pesquisadores e nutricionistas estão afirmando que suas características cão como uma erva medicamente eficaz para a mente e o corpo de pessoas e animais de estimação.

Há evidências de que a curcumina, na Cúrcuma, pode fornecer os seguintes 7 benefícios para a saúde:
1 – Combate ao envelhecimento, reduzindo e prevenindo a inflamação crônica

A inflamação de curto prazo realmente desempenha um papel em manter o corpo saudável, lutando contra patógenos estrangeiros. A inflamação a longo prazo, por outro lado, está associada a quase todas as principais doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer, síndrome metabólica, demência e várias condições degenerativas. Um estudo mostrou que o poder da curcumina na redução da inflamação pode coincidir com o de muitos medicamentos anti-inflamatórios, mas sem os efeitos colaterais. Em particular, cães que sofrem de inflamação articular ou artrite podem ter grandes benefícios através do açafrão.
2 – Pode reduzir a dor crônica
A dor é causada por inflamação, por isso, mais uma vez, as propriedades anti-inflamatórias naturais de curcumina podem ajudar a reduzir a dor e os danos causados por artrite, doença degenerativa do disco e outras lesões. Vários estudos sobre humanos afirmam que o açafrão pode ser igual em eficácia ao ibuprofeno, mas com menos efeitos colaterais (IMPORTANTE: os cães nunca devem se medicar com ibuprofeno).
3 – Promove Saúde Cardiovascular

Acredita-se que a curcumina atua como um diluente de sangue que reduz o risco de coágulos sanguíneos e ajuda a eliminar o excesso de colesterol. Também melhora a função do endotélio (o revestimento dos vasos sanguíneos) que ajuda na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial.
4 – Ajuda na digestão
Para que a digestão saudável ocorra, o fígado deve produzir bile (ou suco biliar) para drenar gordura. Se este sistema estiver prejudicado, podem surgir problemas de fígado, vesícula e intestino. A curcumina demonstrou estimular a produção de bile. Os cães de baixo peso, extremamente hiperativos e grávidas, requerem mais gordura em suas dietas, de modo que a cúrcuma pode ser especialmente benéfica para eles.
5 – Benéfico à pacientes com câncer
Vários estudos realizados pelo Centro Nacional de Informação sobre Biotecnologia (NCBI) mostraram resultados promissores no uso de curcumina com pacientes com câncer. A erva parece afetar o crescimento do câncer, bem como o desenvolvimento e a disseminação no nível molecular. Também demonstrou inibir o crescimento dos vasos sanguíneos dentro dos tumores e contribuir para a morte das células cancerígenas.
6 – Promove a atividade cerebral saudável em cães idosos

As taxas de doenças neurodegenerativas na Índia, onde a cúrcuma é consumida regularmente, são consideradas muito baixas em comparação com as nações ocidentais. Isso pode ser devido, pelo menos em parte, à Curcumina, que atravessa a barreira hematoencefálica para reduzir a inflamação e os danos oxidativos. Um estudo realizado pelo NCBI também mostrou ser benéfico na remoção de placas amilóides no cérebro associadas à demência.
7 – Promove juntas saudáveis em cães mais velhos
Como muitos proprietários de cães mais velhos sabem, dor articular e mobilidade é um dos sinais mais comuns de envelhecimento. Muitos proprietários primeiro percebem que seu cão é mais lento para se levantar após dormir ou ao cumprimentá-los na porta quando chegam em casa. Como a cúrcuma e a curcumina combatem a dor e a inflamação, é um dos suplementos mais populares para cachorros idosos.

Mas como dar cúrcuma ao meu cachorro?
Enquanto alguns donos simplesmente adicionam açafrão no prato de seus cães, existem alguns problemas possíveis com esse método. Em primeiro lugar, muitos cães não gostam do sabor do açafrão. Em segundo, e mais importante, a açafrão é mal absorvido pelo corpo. Entretanto, existem componentes adicionais para ajudar na absorção, sempre presentes em extratos saudáveis. Vale a pena tentar, não acha? Seu cão terá muito mais energia!
Fonte: I Heart Dogs












