NaturezaCiência e saúde

A jardinagem ajuda reduzir o risco de câncer e melhorar a saúde mental.

Comer mais frutas e vegetais fibrosos, exercitar-se mais e construir conexões sociais, são ações que podem aliviar o estresse e a ansiedade e diminuir o risco de várias doenças.

A Dra. Jill Litt, professora do Departamento de Estudos Ambientais da Universidade do Colorado, Boulder, disse que “não importa aonde você vá, as pessoas dizem que há algo na jardinagem que as faz se sentir melhor”.

Pessoas que cultivam uma horta tendem a ter um peso mais saudável e a comer mais frutas e vegetais. No entanto, não está claro se as pessoas mais saudáveis, ​​apenas tendem a cultivar mais ou se a jardinagem influencia a saúde.

Praticando

Para encontrar a resposta, o Dr. Litt recrutou 291 adultos não jardineiros com idade média de 41 anos da área de Denver. Eles foram divididos em dois grupos: um grupo de jardinagem comunitária e outro de controle que foi solicitado a esperar um ano para começar a jardinagem.

O grupo de jardinagem recebeu gratuitamente uma horta comunitária, algumas sementes e mudas e um curso introdutório de jardinagem.

Ambos os grupos, foram pesquisados ​​sobre sua ingestão nutricional e saúde mental. Eles também foram submetidos a medições corporais e usaram monitores de atividade.

Saúde

Os membros do grupo de jardinagem comiam em média 1,4 gramas, ou 7% a mais de fibras por dia do que o grupo de controle. Pode parecer uma pequena diferença, mas não é.

“Um aumento de um grama de fibra pode ter efeitos grandes e positivos na saúde”, disse o co-autor James Hebert, diretor do programa de prevenção e controle do câncer da Universidade da Carolina do Sul.

O grupo de jardinagem aumentou sua atividade física em cerca de 42 minutos por semana. Os níveis de estresse e ansiedade diminuiram, naqueles que chegaram mais estressados ​​e ansiosos. Houve assim, uma grande queda nos problemas de saúde mental.

Fonte