Sem sombra de dúvida, as crianças têm muito o que nos ensinar. Talvez o mundo fosse um lugar melhor se nós pudéssemos preservar parte de nosso espírito e inocência infantis e nos preocupássemos mais em amar o próximo do que em julgá-lo.
Um bom exemplo de quanto os pequenos enchem nossos corações de esperança vem do pequeno garotinho Jax, de apenas 5 anos. Branco, seu melhor amigo é o menino Ruddy, que compartilha da mesma idade, mas não da mesma cor. E você acha que isso tem alguma importância para Jax? Nenhuma! Para ele, cujo olhar não segue o de uma sociedade racista, a única diferença entre os dois é o corte de cabelo.
A mãe do garoto, Lydia, compartilhou por meio do Facebook uma conversa que teve com o filho. É verdadeiramente encantador.
Em seu relato, Lydia diz: “Esta manhã, Jax e eu estávamos discutindo a respeito de seu cabelo. Eu disse a ele que ele precisaria cortar neste final de semana. Então, ele me disse que queria sua cabeça raspada para que ele pudesse se parecer com seu anigo, Ruddy. Ele disse que mal podia esperar para ir à escola na segunda-feira com o cabelo como o de Ruddy, pois seu professor não seria capaz de distingui-los. Ele pensou que seria muito divertido confundir seu professor com o mesmo corte de cabelo.
Aqui (acima) está uma foto de Jax e Ruddy em seus preparativos para o Natal. Estou certo de que todos podem ver a semelhança.
Se isso não é a prova de que ódio e preconceito são ensinados, então eu não sei o que é. A única diferença que Jax enxerga entre os dois é o cabelo”.

E como você pode perceber, a missão de Jax foi cumprida. Agora os dois amigos têm o mesmo penteado, que por sinal, fica muito bom nos dois.
A amizade destes dois meninos, além de fofa, nos deixa uma reflexão: Em qual momento de nossas trajetórias muitos de nós nos perdemos a ponto de nos deixarmos levar pelo racismo ou por qualquer outro tipo de preconceito? E pior do que isso, é levar uma criança para o mesmo caminho.
Fotos: reprodução