MulheresCiência e saúde

A cárie dental pode estar prejudicando a sua gestação. E o caso é um sério alerta a todas

Quando falamos em doenças bucais, um nome que comumente surge é a cárie. Ela é causada pelo açúcar e é uma infecção dos dentes causada por bactérias que formam placas duras. Aos poucos, elas vão perfurando o esmalte do dente, causando dor e desconforto.

Com as grávidas, a cárie se torna ainda mais perigosa. Com todas as alterações hormonais e do próprio metabolismo desse período,  o corpo da mulher pode ficar pré-disposto a desenvolver a infecção ou até gengivite. Se o problema se agrava, pode fazer mal tanto para a mãe quanto para o bebê.

Por que a cárie é tão perigosa nesse período?

Cárie pode ser prejudicial à mulher na gestação

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), se as grávidas fizessem o pré-natal incluindo os cuidados odontológicos, isso poderia ser amenizado ou até evitado. A cárie se torna muito perigosa para a gestante porque as bactérias que estão causando a infecção são capazes de atingir o bebê através da circulação e se fixar na placenta. O corpo pode entender como uma necessidade de salvar o bebê e a mulher entrar em trabalho de parto antes do esperado.

Cuidados para evitar o problema:

Isso causaria um nascimento prematuro e outras complicações ao bebê. Por isso é importante ficar atenta à saúde bucal, especialmente nesse período. São atitudes simples e fáceis que evitam diversos problemas: usar o enxaguante bucal, escovar os dentes e usar o fio dental ao menos três vezes ao dia, incluir alimentos ricos em vitamina D e cálcio na dieta e evitar comer muitos doces. Fique atenta!

Foto: Reprodução/ Internet/ Shutterstock

Fonte: Vix