Quem é pai sabe que, por mais gratificante que seja criar um filho, a tarefa não é nada fácil. E dentre todas as medidas que temos que tomar em relação às crianças, algumas das mais importantes estão relacionadas a sua segurança.
É extremamente importante conversar com os pequenos e orientá-los a como eles devem agir em determinadas situações. Situações de perigo devem ser pauta de discussão.
Confira 8 conselhos essenciais que toda criança deve receber e que farão toda a diferença no quesito segurança:
1 – Não revele o nome da criança em pertences pessoais

É sempre importante deixar um contato de identificação nos pertences da criança – como na sua mochila, por exemplo -, para que no caso de algum problema os responsáveis sejam imediatamente informados. No entanto, ao fazer isso, não coloque junto o nome da criança.
Quando seu filho é chamado pelo nome por um desconhecido, ele consegue ganhar mais facilmente a sua confiança. E se as intenções forem ruins, isto pode ser um grave problema.
2 – Fugir de carros na direção oposta

Além de ensinarmos as crianças a nunca aceitarem caronas de estranhos, é importante passar a elas uma outra regra: se alguém as segui-las em um carro ou tentar chamar a sua atenção de dentro de um veículo, as crianças devem correr na direção oposta. Isso as ajudará a ganhar tempo para pedir ajuda.
3 – Aplicativos de acompanhamento

Nem sempre é possível estarmos perto de nossos filhos em todos os momentos. E quando a preocupação bater (principalmente se o bairro ou a cidade for perigosa), aplicativos de celular podem ajudá-los a acompanhar os passos das crianças.
– Localizador Life360: IOS / Android– GPS Tracker Phone: IOS / Android
4 – Acessórios com botão de emergência

Hoje, vários acessórios (relógios, chaveiros, pulseiras, medalhões, etc.) contam com uma espécie de botão de alerta para situações de emergência. Por meio de uma aplicação móvel especial, os pais podem constantemente saber onde os filhos estão. E além disso, quando o botão é pressionado, o sinal é recebido tanto pelos responsáveis quanto pela polícia, dependendo da aplicação.
5 – Gritar “Eu não conheço!”
Se um estranho tentar pegar o seu filho à força, o mau comportamento está liberado. Oriente a criança a não ser passiva diante de ação, por mais que a atitude possa assustá-la. Além disso, é importante que seu filho grite até atrair a atenção de outras pessoas: “Eu não o conheço / Ele (ou ela) quer me levar embora”.
6 – Quebrando conversas e mantendo distância

Por mais que a criança deva ser educada a tratar os outros de maneira cordial e gentil, ela deve saber que não é obrigada a falar com estranhos. Assim, se a conversa começar a se prolongar, o ideal é que seu filho comece a se afastar de quem o abordou. Além disso, para conversar não é preciso estar grudado. As crianças devem manter uma certa distância, entre 6,5 a 8 metros da outra pessoa. E se o desconhecido tentar se aproximar, o seu filho deve buscar se afastar.
7 – Evitar compartilhar o elevador com estranhos

Ensine a criança a esperar pelo elevador com as suas costas viradas para a parede, de modo que ela seja capaz de ver qualquer pessoa que se aproxime. E se algum estranho ou desconhecido inventar algo para que a criança entre junto com ele, ela deve ser orientada a não fazer isso em hipótese alguma, por mais que haja insistência.
E se o estranho puxar o seu filho a força, o deixe orientado a gritar e a lutar até que algum adulto venha ao seu resgate.
8 – Evitar encontrar amigo on-line pessoalmente

Deixe o seu filho ciente que, no mundo de hoje, criminosos podem facilmente alcançá-lo através da Internet. A criança deve estar sempre em alerta e deve desconfiar de todos os desconhecidos. Explique que pessoas mentem para tentar enganá-la.
Seu filho deve lembrar de nunca dizer a estranhos (mesmo a outras crianças em ambiente virtual), em hipótese alguma, informações como seu número de telefone, endereço ou até mesmo o nome. E mais do que isso, deve haver a orientação para que fotos jamais sejam enviadas. E claro, propostas de encontros pessoas devem ser recusadas.













