Período de Páscoa é marcado por coisas boas: ovos de chocolate, reuniões com a família, passeios com os amigos, celebrações religiosas. Enfim, uma série de rituais os quais nós já estamos bem acostumados e que nós adoramos seguir, não é verdade?
Contudo, como você sabe muito bem, o que faz o mundo ser tão especial é toda a diversidade de cultura e hábitos que cada povo apresenta. Em outras palavras, existem muitas outras formas de se celebrar a Páscoa. Quer ver só?
Confira 7 tradições da Páscoa que, certamente, você nunca pensou em fazer na sua casa ou na sua comunidade.
1 – Guerra de ovos no México
-
Foto: Daily Apple Seed / Reprodução
Calma, os ovos não são arremessados com gema e tudo. A tradição, chamada Cascarones, consiste em uma guerra com ovos recheados de confete. As cascas são recheadas com pequenos papéis ou até mesmo com doces ou brinquedos para que as crianças peguem. E para o mexicanos, levar uma ovada na cabeça, ou melhor, uma ‘cascaronada’, traz boa sorte.
2 – Chicotadas de Páscoa
-
Foto: Totaltravel / Reprodução
É isso mesmo: chicotadas. A tradição vem da República Tcheca, onde os homens fazem um pequeno chicote trançado chamado Pomlázka e acertam suas esposas ou namoradas. Mas pode ficar tranquilo porque a brincadeira não machuca ninguém (a não ser que alguém esteja realmente muito alterado). As chicotadas são para levar boa sorte, saúde e felicidade ao casal. E hoje, nem mesmo os pets escapam da tradição e acabam sendo ‘vítimas’ do chicote também.
3 – Cuco de Páscoa na Suíça
-
Foto: Reprodução
Na Austrália, os ovos são entregues por um pequeno marsupial. Na Suécia, quem faz as honras são os galos. Mas a Suíça realmente chama a atenção! Por lá, quem faz a Páscoa das crianças mais feliz é um cuco (sim, como aqueles dos relógios). Curioso, não?
4 – Balde de água fria
-
Foto: NBC News
Se você acha que na República Tcheca não está fácil para as mulheres, é porque não sabe o que elas passam na Hungria. Uma das tradições do feriado local, conhecida como Smingus-Dyngus, consiste em homens atirarem baldes de água nelas. E elas se produzem especialmente para a ocasião. Bom, talvez não seja tão ruim no calor.
5 – Fogo cruzado
-
Foto: Totaltravel / Reprodução
Conhecida por sua cultura e mitologia riquíssimas, a Grécia não deixa a desejar quando o assunto é Páscoa. No vilarejo de Vrontados, na ilha de Chios, duas igrejas ortodoxas “entram em guerra” durante o feriado. O enfrentamento é realizado com um bombardeio de fogos de artifício, produzidos pelos próprios habitantes que os distribuem pelas congregações. E o resultado da brincadeira é um cenário lindo e muito festivo que atrai muitos curiosos todos os anos.
6 – Caça às bruxas
-
Foto: Totaltravel / Reprodução
Todo dia 30 de abril é comemorado na Suécia o Walpurgis, um festival parecido com o Halloween. Nele, os suecos acendem fogueiras para espantar os espíritos do mal, enquanto as crianças se fantasiam para pedir doces nas casas. Essa festividade ocorre muito próximo à Páscoa, então além dos doces, as crianças também têm o hábito de pedir ‘agradinhos pascalinos’.
7 – Escultura de manteiga
-
Foto: Reprodução
A tradição polonesa tem como protagonista um cordeirinho que é servido no almoço chamado Baranek Wielkanocny. Mas não é um cordeiro de verdade! Tudo se trata de uma escultura feita toda de manteiga que representa a imagem de um cordeiro. Há quem prefira comprar pronto, mas o principal ponto da tradição é a própria pessoa escupi-lo. E ah! Tem mais um detalhe: o jeito ‘certo’ de comer a iguaria amanteigada é começar pela cauda e terminar pela cabeça. Bem diferente, não?
E você, também tem um jeito diferente de comemorar a Páscoa?


Foto: Daily Apple Seed / Reprodução
Foto: Totaltravel / Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: NBC News
Foto: Totaltravel / Reprodução
Foto: Totaltravel / Reprodução
Foto: Reprodução