Largar tudo e tirar um ano sabático pode soar como uma afronta. Contra-senso! Provavelmente isso nunca deve ter passado na sua cabeça, certo?!
Nós estamos tão acostumados a perder tempo tentando ganhar tempo, que pensar sobre isso não faz sentido algum. Amigo, casa, trabalho… como fica?
Pense: você tem consciência das suas aspirações, desejos e sonhos? Agora, reflita e questione-se sobre tudo isso.
O problema em pensar fora da caixa é que nos acovardamos diante da possibilidade de sermos felizes. Tirar um ano sabático tem a ver com autoconhecimento e novas descobertas que nos conectam com o lado espiritual. Você irá se surpreender com todas as coisas que sempre quis fazer, mas não podia. E, se você acha que isso é perda de tempo, esse post vai te mostrar o contrário.
1. Terá tempo para descobrir quem você realmente é

Estamos vacinados à rotina e, por isso, somos conformados com ela. Um ano sabático é uma viagem interior, onde você descobre como reagir diante de diferentes situações e conhecer, definitivamente, aquilo que gosta e o que não gosta para sua vida. Seu poder na tomada de decisões aumenta, afinal, é você por você. Seus limites são testados e o emocional é contestado. Ou seja, é um turbilhão de sentimentos em doze meses sabáticos.
2. Vai aprender a ser mais independente

Você estará longe de seus familiares e amigos, e não terá ninguém por perto para te ajudar a atravessar os habituais perrengues. Se vira, amigão! É isso mesmo! Você se verá forçado a solucionar cada problema por sua conta e risco. Deverá controlar suas próprias finanças, inserir-se em novos círculos de amizade e criar novos vínculos, tomar decisões importantes e aprender a cozinhar para não precisar comer macarrão instantâneo todos os dias. Você será o único responsável pelo próprio bem-estar. Não terá ninguém para culpar pelos seus erros e, claro, cada nova etapa concluída é puro êxtase mental. Será um verdadeiro curso prático de amadurecimento intensivo.
3. Conhecerá a “universidade da vida”

Você vai ganhar a confiança que precisa para toda a sua vida. Se você sempre foi meio acanhado e tímido para defender suas opiniões e seus pontos de vista, com certeza vai conseguir lidar com isso durante esse tempo. Ganhará confiança para falar com desconhecidos e lidar com situações imprevisíveis. Deixará a vergonha de lado e passará a confiar em suas habilidades, evoluindo espiritualmente diante de momentos problemáticos. Você vai testar seus limites e, provavelmente, ultrapassá-los. São coisas que, na maioria dos casos, não se aprende com um diploma em mãos.
4. Terá amigos ao redor do mundo

Se você é daqueles que se acomodou a ter os mesmos amigos de sempre e está inserido no mesmo círculo de amizades desde que se conhece por gente, essa viagem prolongada vai te fazer conhecer muita gente. É, muita gente mesmo!!! E, de quebra, colocar você em contato com pessoas que você jamais, nem em mil anos, teria pensado em conviver. Além disso, pense que legal seria ter uma casa para se hospedar quando for para Paris, Londres, Buenos Aires e Nova Iorque?
5. Vai praticar outros idiomas

Não vai ter escapatória! Sua zona de conforto será diluída a partir do momento que você se deparar com um novo idioma. Recomendo que pratique um pouco da nova língua antes da viagem. Não se frustre se sua pronúncia não for perfeita ou se não encontrar as expressões adequadas que traduzam seus sentimentos. Vai perceber que a maioria das pessoas é paciente com quem não fala a língua nativa. E quer saber mais? Com o tempo você irá melhorar consideravelmente seu conhecimento com o idioma local.
6. Estará numa aventura constante

Seja na Austrália, Chile ou Japão, o lugar não importa, você com certeza irá aprender coisas novas todos os dias. Vai se deparar com novas culturas, possibilidades gastronômicas e, claro, novos relacionamentos amorosos. Será aventura atrás de aventura.
7. Sempre irá poder retornar a sua antiga vida

Depois de tantas coisas que você experimentou, voltar para a vida de antes pode ser muito chato. O importante é aplicar todo a sabedoria adquirida no dia-a-dia. Além disso, não se preocupe em perder a experiência de trabalho, porque a cada dia há mais empresas que valorizam as viagens como forma de estender conhecimentos. Isso será muito positivo para o seu currículo. Ao voltar, você vai perceber que tudo permaneceu igual como antes. Sua família e seus amigos continuam fazendo as mesmas coisas, enquanto que você será alguém completamente diferente.













