Hoje é aniversário do Papa que tem conquistado o mundo. Aos seus 79 anos, Francisco tem ensinado muito como deve agir um verdadeiro líder. Independente de sua religião, vale muito ler e adotar algumas práticas para sua vida.
São gestos que parecem simples, mas que provam que determinadas coisas essenciais na vida não se devem ser esquecidas. E que não importa quem você é perante o mundo, o que importa é quem você é perante a vida!
Veja abaixo:
1. Ele pede orações.
Poucas horas depois de ser eleito Pontífice, quando ele se apresentou ao mundo, teve um gesto que já mostrava como ele queria seu pontificado: Pedindo orações.
“Eu queria lhes dar a minha benção, mas antes… Antes eu peço um favor. Antes que o bispo abençoe as pessoas, eu peço que vocês rezem ao Senhor para que Ele me abençoe. A oração do povo pedindo a benção para seu bispo.”

2. Proximidade
Poucos dias depois, durante a Missa do início de seu Pontificado, o Papa saiu do papamóvel para saudar Cesare. Esta foi a primeira de muitas vezes que ele saiu do seu carro e foi diretamente até uma pessoa, principalmente com crianças.

3. Austeridade
Sempre falamos dos meios de transportes, outros dos gestos mais importantes e surpreendentes do Papa, mas o que mais chama atenção mesmo é que ele sempre opta por carros mais simples e prega essa simplicidade na maioria de seus discursos e atos.

4. Bom humor
Outro de seus gestos mais peculiares são as habituais chamadas telefônicas. Ele ligou para monjas espanholas, mas não foi atendido. Contudo, deixou uma carinhosa mensagem na secretária eletrônica:
“O que andam fazendo as monjas que não puderam me atender? Sou eu, Papa Francisco. Queria desejar um bom fim de ano, Vou ver se mais tarde consigo ligar. Que Deus abençoe!”

5. Divide a mesa com os pobres
O Papa está acostumado a viver em comunidade. Por isso, também gosta de partilhar a mesa com frequência com aqueles que estão nas periferias. Assim, aconteceu quando ele almoçou com 60 pessoas atendidas por Cáritas, em Florênça, ou quando se sentou com os presos de uma cadeia em Nápolis.

6. Espontaneidade
Ele costuma sempre sair dos planos e improvisar. Assim fez com muitos de seus discursos e também com muitos dos seus eventos na agenda. Em sua visita em uma das paróquias fora de Roma, pediu que primeiro fosse dado um tempo para que ele ficasse em uma zona habitada por pessoas latinas e de poucos recursos.

O mesmo aconteceu quando ele foi às compras em Roma, ao invés de talvez ousar suas regalias como Pontífice e talvez ser atendido em sua própria residência.

7. Fazer Pontes
Ele honra a frase do Papa João Paulo II que dizia “fazer pontes ao invés de levantar muros”. Por isso, sua oração aos pés do muro que levantou Israel para separar-se da Palestina, foi um dos atos mais simbólicos de Francisco.

Mas como o Papa acredita na cultura do encontro, ele foi além e propôs uma oração no Vaticano com os presidentes de Israel e Palestina.














