Durante o verão, ou em lugares que já são naturalmente mais quentes, os cãezinhos precisam ficar bem hidratados, pois, seles ficarem super-aquecidos, podem correr grandes riscos de saúde.
Para que saibamos quando um cãozinho precisa de nossa ajuda para se hidratar, o corpo deles enviam alguns sinais de que eles não estão bem. Assim, nós podemos ajudá-los a se manterem saudáveis.
Por isso, nós separamos para vocês 6 sinais que seu cãozinho te envia para mostrar que está com muito calor ou desidratado:
1. Ânsia de vômito
A respiração ofegante costuma ser um dos primeiros sinais de que seu cãozinho está com muito calor. Isso acontece porque, desta maneira, eles conseguem aliviar um pouco do calor interno por meio da eliminação do ar quente de seus pulmões.
2. Gengivas secas ou pálidas

Se as gengivas ou as línguas dos cães parecerem pálidas ou secas, preste atenção, esses podem ser grandes sinais de que seu cãozinho está desidratado. Isso acontece porque os cães também tentam equilibrar a temperatura corporal por meio da eliminação de líquidos do corpo, portanto, acabam ficando com as bocas secas.
3. Hiper-salivação

O excesso de salivação pode até ser comum para algumas raças de cães, como o São Bernardo, o Dogue de Bordeaux e o Terra-Nova. No entanto, esse excesso também pode significar desidratação para as outras raças de cães. Isso acontece porque – como dito anteriormente – essa é uma maneira que os cães encontram para equilibrar sua temperatura.
4. Gemidos e respiração ofegante

De acordo com especialistas, os gemidos que os cães emitem são uma maneira que eles encontram para se comunicarem com os seres humanos e demonstrarem suas emoções. Por isso, um cão em perigo pode gemer para demonstrar à uma pessoa que não está sentindo-se bem. Além disso, os cães muito ofegantes podem acabar gemendo devido ao grande esforço que precisam fazer para conseguirem respirar.
5. Olhos arregalados

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, os cães que estão passando por uma forte insolação podem apresentar olhos arregalados. Isso poderia significar uma grande exaustão mental por tentar controlar a temperatura ou um sinal de uma deficiência mental causada pelo calor.
6. Confusão e vertigem

Ao ficarem expostos à altas temperaturas por muito tempo, os cães podem começar a apresentar sinais de confusão mental, tendo alucinações, ficando desorientado e com medo. Se seu cãozinho estiver assim, vá correndo ao hospital veterinário mais próximo, pois os próximos sintomas podem ser a convulsão, batimentos cardíacos descontrolados e a perda de consciência.
Agora que você já conhece os sintomas, fique atento. Se você ver um cãozinho que pareça estar em risco, tome as medidas necessárias para se certificar de que ele fique seguro.
Você pode ajudá-lo dando um pouco de água para beber e jogando um pouco da água em seu corpo. Certifique-se de que a água não estará muito gelada, pois isso poderia causar um choque térmico no cãozinho. Em casos de emergência, procure o hospital veterinário mais próximo.
Imagens: Little Things
