Fatores como estresse, má alimentação e genética podem influenciar na saúde do seu coração
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ataque cardíaco mata mais de 15 milhões de pessoas ao ano. Ele ocorre quando o fluxo de sangue não consegue percorrer o caminho de um setor do órgão para o outro.
Se você faz parte de um grupo de risco, mudanças nos hábitos diários podem ser a solução.
Pessoas que fumam e possuem uma rotina sedentária são mais propensas a ter esse tipo de fatalidade. Outros fatores, são: má alimentação, excesso de peso e de estresse e genética.

Confira 6 sinais que o seu corpo te envia quando está prestes a ter um ataque cardíaco:
1- Fraqueza
Esse é um dos primeiros sintomas que podemos sentir quando o fluxo do sangue no coração diminuiu. Fique atento e tome cuidado para não confundir com uma simples fadiga.
2. Sudorese e tontura
A combinação destes dois pode ser fatal. Isso também está relacionado ao fluxo sanguíneo, que fica muito fraco para chegar até o cérebro.
3- Peito pesado
Não somente no peito. As dores musculares podem se intensificar nos braços, costas e ombros. Isso é um grande indício de um ataque cardíaco.
4- Gripe
Um mal estar que se assemelha a um resfriado, é um dos sinais que na maioria das vezes passa despercebido. Portanto, redobre a atenção.
5- Cansaço
Esse sintoma é o mais comum entre os pacientes com problemas no coração. O coração fraco não consegue bombear sangue e oxigênio para o restante do corpo, causando um cansaço inexplicável.
6- Falta de ar
O último dos sinais também está relacionado à diminuição do fluxo de sangue. Se você não possui nenhuma problema respiratório mas esta com este sintoma, procure um médico.

Prevenir
Para evitar esse tipo de acidente vascular, o indicado é que a pessoa mantenha um rotina saudável. Hábitos como fumar e beber, devem ser mantidos apenas moderadamente.
Perder o excesso de peso é uma boa ideia, além de estar diretamente ligado à alimentação saudável e exercícios físicos.
Por fim, se você vive uma vida estressante regada a cafeína, suas chances de ter um ataque cardíaca são maiores. Então, mude sua rotina agora mesmo.
Fonte: Histórias de Valor


