Muitos pais estão cansados de dizer sobre como a tecnologia tem estragado seus filhos.
Mães e pais da era digital estão completamente cientes da crescente competição que enfrentam para conseguir atenção dos pequenos. Eles querem atenção, mas suas crias são constantemente bombardeadas por informações a cada clique no mouse.
No entanto, mesmo com a modernidade, as noções básicas de criação de uma criança não mudaram.
Os pais querem que seus filhos atinjam seus objetivos e encontrem a felicidade. No entanto, pesquisadores de Harvard acreditam que isso não tem de vir à custa de bondade e empatia. Eles dizem que algumas estratégias testadas continuam sendo as melhores formas para moldar moralmente seus filhos e orientá-los a ser quem você quer que eles sejam.
Aqui estão 6 dicas práticas:
1. Saia com os seus filhos

Isso é a base de tudo. Você deve gastar um tempo regular com seus filhos, perguntar a eles questões sobre si mesmos, sobre o mundo e como o veem, e, sobretudo, ouvi-los ativamente em suas respostas. Você só não vai aprender um monte de coisa, como também vai mostrar a eles a importância de demonstrar preocupação para com outra pessoa.
2. Se é importante, diga em voz alta

De acordo com os pesquisadores, mesmo que a maioria dos pais e cuidadores diga que não se deve falar alto com os filhos, muitas vezes a criança não está ouvindo a mensagem. Tenha certeza de que foi bem claro em seus argumentos. Só assim elas vão entender que é preciso ouvir professores, treinadores e outras pessoas com quem irão trabalhar no futuro.
3. Mostre ao seu filho como exercitar-se
Guie-os através de tomada de decisões nas quais levem em consideração as pessoas que possam afetar. Por exemplo, se seu filho quer sair de um esporte ou outra atividade, incentive-o a identificar a origem do problema e reconsiderar o seu compromisso com a equipe. Em seguida, ajude-o a descobrir se a desistência realmente vai consertar o problema.
4. Faça da gratidão um sentimento diário

Estudos mostram que pessoas que praticam o hábito de expressar gratidão são mais propensas à generosidade, ao perdão e, consequentemente, serão mais felizes e saudáveis. Por isso, é importante para os pais manterem uma linha de tarefas diárias como, por exemplo, pedindo para a criança ajudar os seus irmãos ao longo do dia e agradecer o outro cada vez que receber algum favor.
5. Perceba quais são as emoções destrutivas do seu filho

A capacidade de cuidar dos outros é isenta de raiva, vergonha, inveja e outros sentimentos negativos. Ajudar as crianças a processar suas emoções e guiá-las em direção à resolução de conflitos, irá torná-las indivíduos mais sensíveis e menos destrutivos.
6. Mostre a seus filhos “a foto maior”

Quase todas as crianças se simpatizam apenas pelo círculo de familiares e amigos. O truque é fazê-las se preocupar com as pessoas que são social, cultural, e até mesmo geograficamente fora de seus círculos. Você pode fazer isso ao treiná-las a serem bons ouvintes, incentivando-as a se colocar no lugar de outras pessoas.
O estudo conclui que criar um filho carinhoso, respeitoso e ético sempre será algo difícil, mas é algo que, no final das contas, torna-se extremamente gratificante.













