Notícias

6 erros que comprometem seriamente a saúde da nossa boca e que cometemos todos os dias

Para muita gente, uma boa saúde bucal se resume às escovações diárias e ao uso de fio dental. Mas o que poucos sabem é que mesmo os métodos de higiene da boca se tornam ineficientes em decorrências de hábitos e mitos comuns nos quais acreditamos e que, principalmente, praticamos.

Dentre os costumes que jogam contra a higiene dental, o mais famoso, certamente, é escovar os dentes imediatamente após as refeições. A recomendação é para que se deixe passar no mínimo 30 minutos antes de dar aquele jeito no sorriso e no hálito. E qual o porquê disso? Dentistas afirmam que durante esse período de tempo a saliva neutraliza o pH dos alimentos e bebidas consumidos. É preciso que o pH da boca “se equilibre” antes da escovação, pois o esmalte do dente está mais sensível.

Outro erro muito comum está relacionado à força da escovação. Há quem acredita que escovar de maneira mais forte irá proporcionar melhores resultados. Pois bem: enganam-se. Forçar na hora de escovar pode danificar seriamente os dentes, além de contribuir para o desgaste do esmalte. No caso, o ideal é usar escovas de cerdas maciais e evitar fazer pressão. E lembre-se: acompanhe a vida útil das escovas. O ideal é que o tempo de uso não seja superior a dois meses, pois o endurecimento das cerdas pode fazer com que, mesmo sem perceber, a escovação seja mais forçada.

  1. Foto: Click Grátis / Reprodução

Um fator que também deve ser levado em consideração é o tempo. Tem gente, que se deixar, fica quase o tempo de um banho só na escovação, e isso precisa ser evitado. Ao mesmo tempo, muitas pessoas não ficam 30 segundos com a escova na boca. O ideal é que o ritual de limpeza dos dentes varie entre dois minutos e dois minutos e meio (o tempo não se soma ao uso do fio dental). A escovação muito rápida não combate todo o tártaro presente, enquanto a mais longa pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Não menos importante do que as informações citadas acima é a questão do enxague após a escovação ser terminada. O mais importante não é enxaguar por completo para não ficar nenhum resquício da pasta dental, mas sim apenas bochechar e cuspir, para que o flúor permaneça em ação nos dentes após a escovação.

E uma última dica fundamental é: evite os palitos e dê preferência ao fio dental. Dependendo da utilização, o palito de dente pode machucar a gengiva, enquanto o fio dental é feito exatamente para tirar aqueles restos de comida que tanto perturbam.

  1. Foto: Shutterstock

Cuide bem da sua saúde dental!