5 razões pelas quais você não deve acreditar em tudo que pensa!
Temos que ter cuidado com o que nos permitimos pensar, seja sobre nós mesmos, nossos casamentos ou nossos filhos. Só porque é engraçado ou passa pela nossa cabeça não significa que seja um fato. Permitir que pensamentos como esse persistam pode corroer nossa força mental, algo de que precisamos para ser boas mães e modelos para nossos filhos. Então, senhoras, pense novamente! Aqui estão 5 razões pelas quais você não deve acreditar em tudo que pensa.
1. Você pode não estar pensando a verdade.
Sou um péssimo amigo, pensei. Não retornei uma mensagem de texto ou acompanhei um amigo doente. Mas algumas instâncias de ser menos do que o melhor não me tornam terrível. Quando penso em algo pessimista como esse, preciso me lembrar de todas as coisas boas que fiz, como levar a filha do meu amigo conosco para a piscina. Eu também sempre envio cartões de aniversário para meus amigos de fora da cidade. E retornei a mensagem do meu amigo assim que me lembrei. Não podemos ser perfeitos em tudo o tempo todo. Em vez disso, precisamos nos lembrar de quando intensificamos a fim de combater esses pensamentos negativos e evitar que eles permaneçam por perto.
2. Declarações excessivamente positivas podem ser prejudiciais.
“Ela vai ficar bem assim que estivermos no barco”, disse minha amiga sobre a filha. Mas assim que partimos no táxi aquático, a garotinha teve um ataque de pânico. Minha amiga pensou que ser positiva ajudaria a minimizar a ansiedade de sua filha, mas, na verdade, sua negação do desconforto de sua filha em barcos tornou a viagem ainda pior para ambas. Estar ciente de nossos pensamentos excessivamente negativos é útil, mas também devemos ser cautelosos com nossos pensamentos excessivamente positivos.
3. Você pode estar criando uma profecia autorrealizável.
Eu sempre pego pegando as coisas das crianças. Nunca recebo ajuda, pensei, carregando uma pilha de jogos de tabuleiro para a sala. Mas devemos ter cuidado com as declarações “eu nunca” ou “eu sempre”. Não queremos transformá-los em uma profecia autorrealizável. Em vez disso, tome medidas para evitar que se tornem verdade. Só porque esses pensamentos passam pela sua mente não significa que sejam verdadeiros. Lembre-se deste conselho: não acredite em tudo que você pensa!
4. Reconhecer pensamentos irracionais pode treinar seu cérebro para ser mais realista.
O que é um pensamento irracional? Talvez algo assim: eu sou a pior mãe de todas. Declarações absolutas devem ser um aviso para o seu cérebro de que provavelmente não são verdadeiras. Uma afirmação mais realista poderia ser esta: Cheguei atrasado à escola novamente, mas isso não significa que não ame meus filhos. Estou trabalhando para ser mais pontual. Treinar-se para não acreditar em tudo o que você pensa tornará mais fácil reconhecer quando seus pensamentos são irracionais.
5. Desafiar seus pensamentos pode construir força mental.
“Nunca vou conseguir preparar tudo a tempo para a festa”, pensei. Mas assim que esse pensamento passou pela minha cabeça, eu disse a mim mesmo: “Não, sua filha está contando com você. Você consegue.” Eu melhorei em chutar esses tipos de pensamentos para fora da minha mente porque quanto mais eu os deixo ficar, mais difícil é removê-los. Se você não tiver certeza sobre um pensamento, faça a si mesmo perguntas desafiadoras. Eu já fiz isso antes? Consegui da última vez? De acordo com a autora e terapeuta Amy Morin, você também pode pedir a familiares e amigos que desafiem seu pensamento. Se você quer ser um bom modelo para seus filhos, não acredite em tudo que você pensa!
Mulheres que não acreditam em tudo o que pensam praticam desafiar seus pensamentos. Qual foi o último pensamento que você desafiou?

