Apesar de todos os benefícios trazidos pela Internet, às vezes é importante ressaltar que os efeitos dela sobre nós nem sempre são necessariamente bons. Prova disso são alguns “maus hábitos” que nós criamos.
Quer um exemplo? Vamos lá! Quando nos sentimos estranhos e percebemos que há algo de errado acontecendo em nosso corpo, deixamos de ir ao médico e procuramos nos tratar por conta própria seguindo dicas e orientações encontradas em sites. Estou errado? No entanto, e se nos autodiagnosticarmos de maneira errada? E se tratarmos de uma doença tendo, na verdade, outra? O problema pode ser grave!
E o nosso receio para procurar um especialista se torna ainda maior quando o “x da questão” que nos aflige é algo que consideramos constrangedor. Parece muito chato procurar um médico para dizermos que estamos, por exemplo, com hemorroida, não é mesmo? No entanto, é fundamentalmente importante e necessário que a procura por ajuda profissional se sobreponha a tentar resolver por conta própria.
Confira 5 problemas de saúde que muita gente tem vergonha de contar aos médicos, mas que deveria fazer:
1 – DST

Principalmente para os jovens, falar sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) pode ser muito constrangedor. No entanto, duas ressalvas muito importantes devem ser feitas: a primeira é a de que as DSTs são verdadeiramente graves. Já a segunda é a de que, ao contrário do que muitos pensam, a maioria delas é facilmente tratável. Portanto, não tenha vergonha de procurar ajuda médica.
2 – Hemorroidas

Ah, as famosas e nada simpáticas hemorroidas. Não sei se é só impressão minha, mas só o fato de dizer o seu nome já as tornam meio constrangedoras, não é mesmo?
O grande problema é que é comum que elas venham acompanhadas de outros sintomas que podem ser perigosos, como dores intestinais. E em alguns casos, procedimentos ambulatórios mais complexos são necessários para que elas sejam curadas, o que torna ainda mais necessário que você não deixe de procurar ajuda. Deixe a vergonha de lado!
3 – Incontinência

Muitas mulheres se sentem envergonhadas de falar que sofrem com a incontinência urinária. No entanto, não há necessidade para isso. O problema de saúde é bastante comum e há vários tratamentos – alguns bem práticos e fáceis – para que o transtorno seja solucionado.
4 – Alterações do mamilo

Uma outra situação envolvendo mulheres e que as deixa um pouco confusas é a mudança nos mamilos. Contudo, os pensamentos de ser algo “estranho” ou “embaraçoso” devem ser deixados de lado e é de extrema importância procurar se informar com um médico sobre as mudanças notadas. Alterações nos mamilos podem ser sinal de câncer de mama, por exemplo. Fique atenta!
5 – Transpiração excessiva

Quase 3% da população sofre de sudorese excessiva ou hiperidrose, dois problemas que fazem o suor se manifestar de maneira intensa e mesmo quando não está com calor. Apesar do problema parecer vergonhoso, é muito pior deixá-lo sem solução, não é verdade? Sendo assim, não tenha receio em procurar ajuda médica.
Fotos: Laura Caseley / Little Things












