Enquanto pensamos em sonhos a longo prazo, em metas, conquistas, avanços de vida e carreira e planos para tornar o nosso futuro melhor que o presente, a curto prazo todos têm um objetivo em comum: dormir bem. É fato que uma boa noite de sono faz toda a diferença do mundo na nossa rotina e interfere positivamente em todas as nossas ações diárias.
No entanto, muitas pessoas têm dificuldade para relaxar e pegar no sono e mesmo o consumo de chás ou medicamentos não acaba ajudando. Sendo assim, a ciência pode se tornar o melhor caminho para quem deseja uma noite bem dormida. Quer ver só?
Confira (e teste) cinco métodos para pegar no sono rapidamente:

1 – Fique longe de aparelhos eletrônicos
De acordo com um trabalho científico publicado pelo Current Biology, evitar a exposição à luz de aparelhos eletrônicos como celular e a TV, por exemplo, um pouco antes de dormir, vai reduzir drasticamente a chance de distúrbios que perturbam o sono e te ajudará a dormir mais rapidamente.
2 – Beba leite morno
Em algum momento de insônia durante a infância, estou certo de que muitos de vocês já ouviram que tomar um copo de leite morno ajudaria. Estou certo?
E seja lá quem foi que disse isso para você, estava certo. O leite é fonte de uma substância chamada tripofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina, que atua no cérebro na regulação do sono.
3 – Exercício de respiração
Somente pela respiração, o médico Andrew Weil afirma que é possível adormecer. A técnica de relaxamento do especialista, batizada como “4-7-8”, consiste nos seguintes passos (de acordo com o portal Vix):
– Coloque a língua no céu da boca, com a ponta colada nos dentes da frente;- Feche a boca e inspire o ar pelo nariz até contar quatro;- Durante sete segundos, segure a respiração;- Expire todo o ar pela boca fazendo barulho até contar oito.
Repita o procedimento quantas vezes achar necessário, conforme perceber que está pegando no sono.

4 – Ruídos brancos
Se para algumas pessoas já é difícil pegar no sono, imagine para quem mora em locais de grande barulho, como bairros movimentados. O segredo, então, é apostar no que chamam de “ruídos brancos”. Já que não tem jeito de fugir do barulho, a dica é torná-lo um aliado, como os sons de chuva ou de ondas do mar. Estes sons passam pela consciência sem despertar emoções, o que ajuda a pegar no sono.
5 – Estabelecer horários fixos
A criação de um hábito rotineiro condiciona o cérebro a seguir um “relógio biológico” em relação ao sono. Respeitar a rotina, equilibrando o horário de dormir, é um fator chave que ajudará no descanso.
Foto de Capa: Profartshop / ShutterstockFotos: Reprodução












