Algumas etapas na criação dos filhos levantam algumas dúvidas nos pais e isso é muito normal. Uma delas é sobre quando a criança deve sair das fraldas e começar a usar o penico, por exemplo.
Segundo pesquisas, a fase ideal para isso acontecer é a partir dos 2 anos, porque crianças treinadas para usar o penico antes dessa idade correm muito mais riscos de desenvolver problemas urinários. Mas a hora certa para cada um varia. Aqui vão algumas dicas preciosas para incentivá-lo durante esse processo:
1- Para começar, separe um momento em que ele costuma fazer cocô, para levá-lo ao penico, mesmo com fraldas. É importante não forçá-lo a nada, para que não tenha problemas futuros. De início pode mostrar e explicar o que está acontecendo, para que com o tempo ele se sinta mais confortável e confiante para tentar fazer no penico e não na fralda. Se ele não quiser sentar, tente novamente dentro de alguns dias, dando todo o espaço necessário.
2- Quando ele já estiver acostumado com isso, tente convencê-lo a sentar no penico sem as fraldas. Ele não precisa fazer xixi ou cocô nesse primeiro momento, só entender como todo o processo funciona e ir ganhando mais confiança. Se fizer algo, melhor ainda. Vale ressaltar que não é bom forçá-lo, assim tudo pode ser mais difícil e demorado.
3- Deixe ele saber que pode contar com você em qualquer momento. Mostre o banheiro e o penico e fale como ele tem total liberdade para chamá-lo sempre que tiver vontade de fazer xixi ou cocô e que você pode levar seu filho até lá.
4- Assim que ele for pegando o jeito, não demonstre frustração ou raiva se alguns acidentes acontecerem. Mostre calma e fale pra ele que da próxima vez seria mais legal se ele tentasse ir até o penico.
5- Tudo é questão de tempo. Quando ele estiver mais preparado, ai é o momento de tirar a fralda para durante a noite, gradualmente.
Não há regras específicas, pois cada criança é única. Algumas dicas podem facilitar todo o processo, mas é importante deixá-lo confortável e seguro.Foto: Reprodução/Internet












