É importante que os pais trabalhem a autoestima e a autoconfiança no seu filho quando pequenos. Elogiar as boas atitudes o apoia a continuar tendo um bom comportamento. Dizer a eles como são bonitos, inteligentes e criativos, por exemplo, influencia na percepção individual da criança; destacar seus traços, características e qualidades pode ser de grande valia nessa fase da vida. É um trabalho dos familiares para que a criança se sinta bem consigo mesma!
Algumas dicas podem ajudar a incentiva-lo e mudar a forma como seu filho imagina a si mesmo:
- Elogie a aparência do seu filho:
Mostre que cada criança é de um jeito e que é importante não só respeitar as diferenças como a si próprio. Deixe claro que os personagens dos contos de fadas ou histórias em quadrinhos que eles estão acostumados a ver têm certa aparência e que eles não precisam ser iguais. Exaltar as qualidades, os traços e características ajudam a mostrar que a criança é especial.

-
Mostre como é importante as qualidades das pessoas:
Fale como cada um tem suas diferenças e isso é o que torna todos nós únicos nas nossas particularidades. Ressalte também que a aparência física não é o mais importante e sim nossos valores, sonhos e caráter, assim como as boas energias que emanam de nós.
-
Elogie as boas atitudes:
Para que ele perceba que está no caminho certo ou até para que continue realizando suas tarefas, elogie quando ele guardar seus brinquedos ou quando conseguir amarrar o tênis sozinho, por exemplo e o estimule a prosseguir.

-
Seja um modelo:
É natural que a criança busque um modelo para se inspirar, seja o pai, mãe ou até algum familiar próximo. Portanto, as características que ressalta nele ou que incentiva que ele tenha, devem também vir de você. Demonstrar determinação, bondade, compaixão e respeito é importante, pois esse modelo acaba se tornando um espelho para o pequeno.
-
Demonstre carinho:
Acima de tudo, mostre o ama e não se esqueça de dizer a ele. Deixe claro seu sentimento de afeto através de gestos como beijos e abraços. Faz bem para ambos e faz com que a criança se sentia segura e acolhida!

Estabelecer essa relação de confiança entre pai e filho, assim como incentivar um olhar menos crítico e mais respeitoso sobre si mesmo o torna um adulto melhor e mais confiante.
Foto: Reprodução/ Internet
Fonte: Uol












