Ciência e saúde

5 alimentos anti-inflamatórios para quem exagerou no fim de ano.

Publicado

em

Após a ceia de ano-novo é hora de voltar para rotina de uma alimentação saudável.

“O equilíbrio é a palavra-chave para as festividades do fim de ano. Carnes magras, frutas e saladas são sempre bem-vindos, mas comer o que gosta também é permitido, lembrando sempre da moderação, bom senso e equilíbrio”, diz a nutricionista Catiene Chieppe.

A nutricionista explica que o efeito anti-inflamatório se deve ao fato de esses alimentos conterem ômega-3, vitamina C, licopeno e alicina, nutrientes e composto bioativos que agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias, como as prostaglandinas e as citocinas.

Abaixo você verá uma lista de cinco alimentos anti-inflamatórios para você consumir no dia a dia.

FRUTAS VERMELHAS

As frutas vermelhas fortalecem o sistema imunológico. (Shutterstock)

Morango, açaí, cereja, framboesa, amora, romã, goiaba e melancia são ricas em antocianinas, pigmentos que dão cor à fruta e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Anúncios

AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM 

O azeite de oliva ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. (Shutterstock)

É um alimento anti-inflamatório, porque ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, principalmente devido à presença de polifenóis na sua composição, como o oleocantal, que age como um antioxidante protegendo e reduzindo os danos que causam inflamação nas células. Por isso, o azeite de oliva extravirgem é muito usado na dieta mediterrânea, por ser nutritivo e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurodegenerativas. Ele pode ser utilizado em pequenas quantidades para cozinhar e temperar saladas e legumes.

VEGETAIS VERDE-ESCUROS

Os vegetais escuros são ricos em vitaminas A, vitamina C e sulforafanos. (Shutterstock)

Brócolis, couve, rúcula, espinafre e couve-de-bruxelas são considerados alimentos antioxidantes, por serem ricos em vitaminas A, vitamina C e sulforafanos, que são nutrientes e compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo das células saudáveis do corpo.

AÇAFRÃO

O açafrão ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças inflamatórias. (Shutterstock)

É considerado um alimento anti-inflamatório por possuir curcumina, que é um polifenol que ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças inflamatórias como artrite, diabetes, obesidade ou síndrome metabólica. Pode ser utilizado em pequenas quantidades, temperar alimentos e também consumido junto de shots.

GENGIBRE

Gengibre é  uma raiz comestível que possui compostos bioativos. (Shutterstock)

É uma raiz comestível que possui compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias. Pode ser uma alternativa para aliviar os sintomas de doenças como lúpus, artrite reumatoide e psoríase, por exemplo. Ela pode ser utilizada em sucos, para temperar alimentos e também consumido junto de shots.

Fonte

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile