É sabido o quanto deficiências nutricionais impactam no corpo e na saúde. A ausência de vitaminas, proteínas e nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo pode acarretar não apenas em sérias doenças, como também em situações como o envelhecimento precoce da pele.
Da mesma maneira que muitos alimentos retardam o processo de envelhecimento, como as frutas cítricas (ricas em vitamina C), por exemplo, há também aqueles que aceleram o processo. “Alguns alimentos provocam o excesso de produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular, fazendo com que na pele surjam manchas, asperezas, rugas e outros sinais do envelhecimento precoce”, diz a dermatologista Vanessa Penteado ao portal Vix.
E não é só a alimentação que joga contra a nossa pele. Fatores como tabagismo, poluição ambiental e estresse também contribuem com o envelhecimento. Mas, voltando aos alimentos, confira 3 deles que você deve evitar ingerir para que, a médio ou longo prazo, a sua pele não pague o preço.
1 – Açúcar
-
Foto: Jornal Ciência / Reprodução
Definitivamente, o açúcar quase nunca está do nosso lado. Existe um processo protagonizado pelo açúcar chamado de glicação. Ele consiste, basicamente, em ligar as moléculas com as proteínas no organismo. E quando ocorre, é a pele que sente o baque ao sofrer perda de firmeza e elasticidade, o que justifica o surgimento de rugas e flacidez.
2 – Frituras
-
Foto: Reprodução
Eu sei: resistir ao delicioso sabor das frituras não é tarefa das mais fáceis. Muito pelo contrário. No entanto, se você quiser arriscar, depois não diga que não avisei. Alimentos como a batata frita atacam de maneira nociva as células do corpo. E como consequência, isso se reflete na pele, que não tarda para envelhecer bem antes do que deveria.
3 – Carne Vermelha
-
Foto: Terra
Antes de mais nada, você não deve parar de consumir carne vermelha, afinal, ela oferece muitos componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O que você deve fazer – regra que vale para qualquer alimento – é moderar. Mas, fique atento em relação a algumas carnes em especial: coração de galinha, picanha e cupim produzem gordura em excesso, o que aumenta muito o colesterol e atinge não somente a pele, como também o coração.


Foto: Jornal
Foto: Reprodução
Foto: 









