A Boa do Dia

28 imagens do total abandono das Vilas Olímpicas no mundo

By Beatriz Ponzio

August 05, 2016

Todos nós sabemos que depois que um país é escolhido como organizador dos Jogos Olímpicos, é criada uma infraestrutura própria para o evento como piscinas, estádios, ginásios e edifícios.

O problema é que muitas vezes, depois do fim das Olimpíadas, esses lugares ficam completamente abandonados não só pela população, mas principalmente pelo governo que não se interessa em mantê-los.

Por isso, vamos mostrar fotos de lugares construídos especialmente para os jogos e que hoje se parecem mais com cenas de filmes de terror.

Dê só uma olhada:

1. Atenas, Grécia

A cidade recebeu os Jogos Olímpicos em 1896 e 2004. Esse pódio fica dentro do estádio Panathinaikó, em Atenas e foi o lugar de encontro dos Jogos de 1896, os primeiros da Era Moderna, e foi também usado para a competição de tiro com arco e para a final dos Jogos de Atenas em 2004.

Mesmo que ele seja usado de vez em quando para eventos esportivos, muita de sua infraestrutura está completamente abandonada.

Os anéis olímpicos fora do complexo Olímpico Helliniko está em ruínas. Isso que o custo da organização dos jogos custou cerca de 9 milhões de euros, com a maioria das instalações construídas especificamente para o evento.

Esses são os assentos do estádio de hockey olímpico que hoje está totalmente abandonado como muitas outras instalações, já que não tiveram a manutenção adequada desde a crise econômica da Grécia.

Uma cadeira abandonada na piscina da antiga Vila Olímpica de Atenas onde alojavam as delegações dos atletas.

Palmeiras e outras plantas crescem no estádio olímpico onde aconteceu o vôlei de praia.

Assim é que se vê o estádio de beisebol hoje.

O lugar que alojou as competências de caiaque, canoagem, etc.

A sujeira da piscina abandonada na Vila Olímpica vista de outro ponto.

2. Berlin, Alemanha

Sede dos Jogos Olímpicos de Berlin em 1936.

As casas para os atletas abandonadas na antiga Vila Olímpica dos Jogos de 36.

Uma antiga piscina olímpica.

A Vila Olímpica totalmente abandonada.

Um mural soviético antigo dentro de um dos dormitórios da Vila Olímpica.

3. Atlanta, Estados Unidos

Atlanta foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão em 1996. Foi usado o Estádio Atlanta-Fulton County para o beisebol, mas foi demolido em 1997. O lugar agora serve como um estacionamento.

O caldeirão de onde a chama olímpica foi transferida do Atlanta Centennial Olympic Stadium quando ele foi rebatizado de Turner Field e reutilizado por uma equipe de beisebol local. Agora se encontra na autopista como aparece na foto como lembrança. O Turner Field será demolido em 2017.

4. Pequim, China

Sediou os Jogos Olímpicos de 2008. Na foto, turistas chineses olham pela faixa de segurança no Estádio Nacional, também conhecido como o “Ninho de Pássaro” que foi feito para o atletismo, para a abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008. Ainda é utilizado, mas já não tem todo aquele esplendor de antes.

Esse letreiro está em um campo deserto que mostra onde ficava o estádio da competição de beisebol no centro de Pequim.

Outra imagem do que era um lugar completamente verde.

Um cachorro solitário descansa sobre o lugar onde já foi realizado uma competição de beisebol olímpico em 2008.

O lugar para a competição de vôlei de praia está totalmente abandonado e sem manutenção.

5. Saravejo, Bósnia

Foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1984.

Na imagem, um pódio de concreto para os ganhadores com o texto “Olimpíadas de Inverno de 1984” foi abandonado no Monge Igman, perto da capital da bósnia de Saravejo.

Outra vista do lugar.

Os anéis olímpicos se veem na pista de salto de esqui que está em desuso desde 1984.

A pista de bobsleigh ficou em desuso logo após o fim dos jogos no monte Trebevic, perto de Saravejo. Abandona e esquecida, a maioria das instalações olímpicas de Saravejo estão reduzidas a escombros.

Alguns ciclistas de BMX a utilizam.

Um edifício abandonado no Monte Ingman.

Um cachorro passa ao lado do logotipo do floco de neve na parede do Estádio Kosevo, o lugar de cerimônia da abertura dos Jogos Olímpicos de inverno.

6. Helsinki, Finlândia

Foi sede dos Jogos Olímpicos de 1952.

O que restou do lugar onde se realizou a competição de natação dessas olimpíadas.

E aí? O que você achou disso? Uma pena, não?

B. Ponzio

Fotos: BlazePress, Dado Ruvic / Reuters, Amel Emric / AP, David Gray / Reuters, AP/Erik L. Lesser, Reuters, Ullstein Bild / Getty Images, Flickr, Yannis Behrakis / Reuters, Angelos Tzortzinis / AFP / Getty Images, Milos Bicanski / Getty Images.