Desmatamentos, poluição, cheias, tufões… Há uma lista de alterações climáticas que se intensificaram nos últimos anos, trazendo prejuízos sérios a todos nós.
Só que para muitos ainda ouvir sobre isso é como falar de filmes de ficção científica. Tudo parece distante, mas a verdade é uma só: nós já estamos vivenciando essa realidade.
As reservas de água doce estão diminuindo
Lago Mead, Nevada

A agricultura e a indústria estão secando um dos maiores lagos dos Estados Unidos, o Lado Mead.

Aqui você pode ver como o nível da água baixou consideravelmente nos últimos 14 anos.
Lago Powell, Utah

A imagem da esquerda foi tirada pela NASA em 1999. A imagem da direita foi registrada em maio de 2014. Estas duas imagens de satélite mostram a queda do nível da água do lago Powell, em Utah, que perdeu 42% de sua capacidade em apenas 15 anos!
Lago Folsom, Califórnia

A Califórnia também está em apuros. Em junho 2014 as reservas de água estavam em 60% de sua média histórica!!

“A comida cresce onde há água.”
A Califórnia fornece quase 100% das cenouras, abacates, morangos, uvas e amêndoas consumidos nos Estados Unidos e é também um dos maiores produtores de gado. No entanto, sofre com a seca! Como consequência, o preço dos alimentos está alto desde 2014 e vem subindo cada vez mais.

A seca possui um grande impacto na propagação de incêndios. A foto mostra os bombeiros de Stockton, na Califórnia, tentando apagar as chamas de Hidden Valley em maio de 2013.
O nível do mar cresce cada vez mais
O aumento das temperaturas está derretendo as geleiras e as camadas de gelo em um ritmo alarmante.

O gás metano é o grande responsável pelo efeito estufa e pela elevação das temperaturas, causando o derretimento do gelo. O próprio gelo do Ártico armazena também gás metano em seu interior. Essa liberação acelera o processo à medida que ele se derrete.

À esquerda: Alasca em 1941
À direita: Alasca em 2004

Quando as geleiras derretem, o nível dos oceanos sobe, causando inundações e ameaçando as propriedades litorâneas.

Quando o nível do mar cresce, aumenta também o seu pH, tornando-o mais ácido. Essa acidez ocorre devido aos altos níveis de dióxido de carbono. Quando o dióxido de carbono se dissolve na água, se produz o ácido carbônico. Esse ácido diminui a capacidade de alguns organismos marinhos, como o coral.



Essa acidez também afeta a vida dos peixes, ocasionando a morte de milhares ao redor do mundo.
Nas águas mornas, os problemas aumentam!

A recente proliferação de algas tóxicas no Lago Erie, Canadá, deixou mais de 500 mil pessoas sem água potável. Os cientistas afirmaram que esse fenômeno ocorre devido à presença de uma quantidade muito grande de produtos químicos que as chuvas levam a partir das colheitas.

Aumento das catástrofes naturais
A mudança climática está afetando as reservas de água de todo o planeta, alterando por completo o ciclo da água e ocasionando diversas catástrofes naturais.
Climas Extremos

A foto mostra neve em Jerusalém, em dezembro de 2013. Lá, não nevava desde 1953!
Supertufões


Os tufões acontecem com cada vez mais frequência e mais força. Assim foi nas Filipinas, onde o tufão deixou mais de 10 mil mortos em 2013.
Tempestades de poeira

Tempestade de poeira em Phonex, no Arizona.
Inundações sem precedentes


Violentos furacões



E o que podemos fazer?
Em primeiro lugar, precisamos tratar a mudança climática com seriedade. Não é apenas um problema leviano. É algo grave e potencialmente perigoso para todos nós.

“Não ferre o planeta. Eu preciso dele.”
Precisamos começar a agir em detrimento das futuras gerações e tomar decisões que possam favorecê-los a longo prazo. Afinal, não há um plano B.














