A glândula tireoide é vital para que o nosso corpo funcione bem e de maneira adequada. Isso porque ela é a responsável por produzir dois hormônios que controlam todo o funcionamento do nosso organismo. Localizada na parte da frente do pescoço e com um formato semelhante a de uma borboleta, ela não deve ser ignorada.
Os hormônios produzidos na tireoide são o T3 (triodotironina) e o T4 (tiroxina). Eles coordenam desde atividades mínimas no cérebro, até as principais funções em órgãos como o coração, intestino, fígado e até os músculos.
Quando ocorre algum problema na produção desses hormônios, uma das doenças mais comuns relacionadas a falta ou produção irregular desses hormônios é o hipotireoidismo. Normalmente as desfuncionalidade na produção do hormônio se dá pela falta de iodo. Esse mineral não é produzido naturalmente pelo corpo. E é essencial para a formação especialmente da tiroxina. Por isso é tão importante que de alguma maneira nós consumamos o iodo.

Se não for tratado, o hipotireoidismo pode levar a uma variedade de diferentes problemas de saúde. Dor conjunta, obesidade, doenças cardíacas, infertilidade, depressão e até mesmo um coma podem resultar da condição. Ao saber quais os sintomas a serem observados, você pode evitar essas complicações e obter tratamento antes que saia do controle.
Aqui estão os sinais mais comuns de hipotiroidismo:
1. Ganho de peso repentino e inexplicável
2. Fraqueza muscular
3. Fadiga geral
4. Constipação
5. Perda de memória
6. Cabelos finos, grosseiros ou secos
7. Pele áspera, seca e pálida
8. Cara inchada
9. Sensibilidade e / ou intolerância ao frio
10. Depressão
11. Irritabilidade aumentada
12. Dores musculares e cólicas
13. Ciclo menstrual anormal com períodos mais pesados ou irregulares em mulheres
Tratamento
Em geral o hipotireoidismo é tratado com medicamentos que regulam o funcionamento da tireoide e façam a reposição hormonal. Sendo recomendável também que sejam consumidas quantidades mínimas de iodo para que seja evitado o problema.
Fonte: Sun Gazing












