Por mais seguras e limpas que elas pareçam, nem sempre aquela água que vem toda bonita em sua garrafinha é tão saudável. Aqui estão 11 razões para nunca mais consumir garrafas de água novamente.
1. A diferença de custo
Na Califórnia, onde a água é escassa, a água da torneira custa cerca de um décimo de centavo de dólar por galão. Garrafas podem ser vendidas por mais de US $ 3,00. Isso é quase uma diferença de preço de 20.000%. Grandes marcas perceberam o potencial de lucro desse ramo em meados de 1990. Coca-Cola e Pepsi tinha saltado para os mercados com as respectivas marcas de Dasani e Aquafina.

2. Água como Comodidade
O consumo de água engarrafada nos Estados Unidos está crescendo. Em 2017, estima-se que a água engarrafada vai ser mais consumida do que refrigerante. Os americanos consomem cerca de 300 garrafas por ano por pessoa. Esta tendência preocupante é em grande parte devido às corporações de água engarrafada como uma bebida sexy, limpa, natural e elegante. Não importa o quão sexy os anúncios possam parecer ou o quanto eles sugerem que o seu produto ofereça benefícios para a saúde, a verdade é que a água é água.

3. Os efeitos sobre o nosso Planeta
Sim, garrafas de água são recicláveis, mas em 2005, cerca de 30 bilhões de garrafas plásticas de água foram compradas nos EUA, com cerca de apenas 12% de material reciclado. Um enorme volume de garrafas acabam em aterros sanitários a cada ano. Esta é apenas a ponta do iceberg. Os imensos custos de combustível de colheita da água, o transporte da água a nível internacional, e, em seguida, abastecendo as fábricas que completam o engarrafamento é um mal desnecessário em países que têm água municipal regulamentada e barata.

4. Não é tão pura como você pensa
O Grupo de Trabalho Ambiental testou 10 marcas de água engarrafadas populares e encontraram uma média de oito contaminantes cada espécie. Os testes mostraram que as bactérias coliformes, a cafeína, o acetaminofeno analgésico, fertilizantes, solventes, produtos químicos plásticos de tomada e o estrôncio- elemento radioativo. Os níveis de contaminantes eram minúsculas e apesar de todas estas marcas ainda conhecerem a nível federal da segurança para o consumo, o estudo mostrou que a água engarrafada é geralmente não mais ou menos puro do que água da torneira.

5. Danos em aquíferos e ecossistemas
Enquanto as empresas estão fazendo muito dinheiro engarrafando e vendendo água, os recursos que eles aproveitam estão começando a secar. Em British Columbia, no Canadá, a Nestlé está engarrafando de cerca de 80 milhões de galões de água por ano gratuitamente. Devido às leis ultrapassadas, a multinacional- que é o maior vendedor de água engarrafada- pode aspirar água a um ritmo inacreditável sem nenhum custo para eles. Enquanto isso está acontecendo que em British Columbia, residentes foram atingidos pela mesma seca que está afetando Califórnia e está sendo pedido economizar o máximo de água possível. Nestlé aponta que eles estão usando aquíferos e não rios ou lagos, mas desempenham um papel importante no ecossistema, especialmente durante a estação seca.

7. Algumas água engarrafadas são água da torneira
Apesar dos rótulos que prometem água fresca e puro, mais de 25% da água engarrafada vem de uma fonte municipal. Isso significa que as empresas estão simplesmente engarrafando a água da torneira e vendendo para os lucros subirem cada vez mais. Outros relatórios colocam a estimativa perto de 50%. Às vezes, esses revendedores de água da torneira colocam usam um processo de filtração adicional, mas nem sempre isso é usado. Engarrafadores também não são legalmente obrigados a oferecer a fonte de sua água, então é provável que você nunca saiba de onde a água “pura” que você está bebendo veio. É uma fraude de proporções glaciais!

8. Água engarrafada é um ato de Desigualdade
Mais de um bilhão de pessoas não têm água potável e 40% da população mundial não têm acesso ao mínimo de saneamento adequado. Calcula-se que, com um investimento de US $ 10 bilhões, o planeta inteiro poderia beber água limpa e experimentar condições de saneamento. No ano passado, a água engarrafada nos EUA atingiu US $ 13 bilhões de dólares. Pense sobre isso.

9. Falta de fiscalização adequada
60-70% da água engarrafada nos EUA não está obrigada a cumprir as normas da FDA. Se for produzida e distribuída dentro do mesmo estado. Além disso, menos da metade dos estados requerem carbonatada para satisfazer as normas do FDA. Mesmo nas garrafas que são monitoradas, os padrões são geralmente mais baixos do que as aplicadas à água da torneira nas mesmas áreas.

10. Garrafas = Óleo
De acordo com o Pacific Institute, o óleo utilizado para produzir as garrafas para o consumo anual americano por si só é o equivalente a mais de 17 milhões de barris de petróleo, não incluindo a energia para o transporte ou fabricação. A pequena porcentagem de garrafas que são reciclados mal compensa uma nova produção de garrafas. Produzir garrafas também requer um grande volume de água, cerca de dois frascos para o plástico sozinho. Essas duas garrafas de água limpa podem ser colocadas para um uso muito melhor.

11.Produtores de de água engarrafada querem privatizar a água
Representante da Nestlé, Peter Brabeck, disse abertamente o conceito de água potável para todos como um direito humano básico que é “uma solução extrema … a água é um gênero alimentício como qualquer outro, e como qualquer outro alimento ele deve ter um valor de mercado.” A Nestlé é a maior entidade garrafas de água no planeta.
Em um esforço para impulsionar economias em curto prazo, os governos de todo o mundo estão vendendo os direitos de suas fontes de água. Isso resultou em grande desigualdade quando se trata de acesso à água. Em Jacarta, Manila e Nairobi, os moradores pobres das classes mais baixas que vivem nas favelas pagando de 5 a 10 vezes mais pela água do que aqueles que vivem em regiões de alta renda nas mesmas cidades. Como a seca, as alterações climáticas e a poluição industrial continua fazendo da nossa água limpa cada vez mais escassa, o conceito das corporações ricas determina que quem tem acesso a água está se tornando uma potência financeira.



