Muitas vezes, a correria do dia a dia nos faz ter hábitos automáticos, como por exemplo comer alimentos vencidos e nem nos darmos conta disso. Ou será que a verdade é que você nem liga muito para isso?
Há muitas crendices populares em torno dos alimentos que gostaríamos de esclarecer aqui e a questão dos alimentos vencidos é só uma delas.
Confira 11 mitos e verdades sobre a alimentação diária:
1. Comer alimentos vencidos faz mal à saúde?
É melhor não arriscar. Olhe só, a cada 20 minutos as bactérias se proliferam mais e mais no alimento e no ambiente. O prazo de validade dos alimentos indica que depois de vencido, o produto perde qualidade e valor nutricional.

Provavelmente, você não ficará doente se comer algum produtos após alguns dias do vencimento, mas é preciso ter cautela.
2. Descongelar carnes à temperatura ambiente é prejudicial?
Sim, pois a cada 20 minutos em contato com a oxigênio há proliferação de bactérias que podem fazer realmente muito mal à saúde.

3. É perigoso comer alimentos enlatados?
Mito! Não há perigo em consumir alimentos enlatados desde que estejam perfeitamente vedados. Não consuma se a lata estiver inchada ou enferrujada, no entanto.

4. Durante o cozimento, o álcool se evapora?
Depois de um curto tempo de fervura, o nível de álcool continua a 85% de concentração. Após 1 hora, esse nível chega a 25% e em 3 horas a concentração alcoólica é de 5%.

5. Depois de uma semana, os restos de comida devem ser jogados fora?
Depois de cozidos, os alimentos devem ser consumidos em até 3 dias. Após esse período, o ideal é congelar e consumir o mais breve possível.

6. Os ovos podem ser guardados na porta da geladeira?
É melhor evitar. Cada vez que abrimos a porta da geladeira, os alimentos sofrem alteração na temperatura. O ideal é guardá-los em um recipiente na prateleira do refrigerador.

7. Encher garrafas de água repetidamente pode ser perigoso para a saúde?
A resposta é sim! Se elas não forem lavadas adequadamente, ao longo do tempo, criam um ambiente propício para a proliferação de bactérias nocivas à saúde.

8. É preciso esfriar os alimentos antes da refrigerá-los?
Sim. Além de consumir menos energia, o alimento não perde “qualidade” por causa da oscilação de temperatura.

9. O teflon é carcinogênico?
Acima de 370 graus célsius, o teflon libera gases tóxicos. Porém, é impossível chegar a essa temperatura quando cozinhamos. Em caso de dúvida, não utilize panela com o teflon já desgastado.

10. Adicionar óleo na água, impede que a massa grude?
Mito! Ao fazer isso, a massa fica muito escorregadia e o molho não aderirá bem.

11. É perigoso aquecer recipientes de plástico no microondas?
Hoje em dia, a maioria dos recipientes de plástico podem ser utilizados no microondas. Em caso de dúvida, observe o selo na embalagem que libera o uso no microondas.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o que pode ou não pode na cozinha? Mande para a gente!
Por Denise HsuFotos: Pixabay, StockSnap.io, Flickr e Getty Images.













