10 sinais de câncer no corpo que nós insistimos em continuar ignorando
Não sendo cruel o bastante por todo o mal que causa ao organismo, o câncer se torna ainda mais sádico por, muitas vezes, não dar nenhum sinal aparente de seu surgimento no corpo. E quando ele enfim é descoberto, já pode ser tarde demais.
No entanto, na maioria dos casos, são muitos os sinais dados pelo nosso corpo e organismo de que algo está seriamente errado. E não é incomum que esses alertas sejam ignorados.
Um estudo da Cancer Resarch UK aponta para o fato de que mais de 50% dos adultos que já sofreram com a doença experimentaram sintomas reveladores, porém, apenas 2% deles acreditaram que o que sentiam poderia estar relacionado com câncer. A pesquisadora Katriina Whitaker, da University College de Londres, afirma que a causa por trás do número alarmante está no fato das pessoas nunca acharem que serão vítimas de doenças ou situações de maior gravidade. Ou seja, o famoso “nunca vai acontecer comigo”.
Confira abaixo 10 sintomas ligados ao câncer, mas que todos nós ignoramos:
1 – Tosse persistente ou rouquidão
-
Foto: Diário da Zona Noroeste
A tosse geralmente pode indicar que há algo errado no trato respiratório. Porém, se você sofre com cacofonia ou tosse persistente e acompanhada de sangue, o perigo pode ser maior do que você imagina. Embora a maioria dos casos de tosse não esteja relacionada à doença, o risco de se tratar de um indício de câncer de pulmão é real e não deve, em hipótese alguma, ser ignorado.
2 – Mudança persistente nos hábitos intestinais
-
Foto: LarsZahner Photography
É bem verdade que uma série de fatores contribui para que os hábitos intestinais se alterem. Desde a alimentação até os hábitos rotineiros, há muito o que considerar. No entanto, essa mudança não deve ser vista como normal. Possível dificuldade para defecar somada à mudança de aparência das fezes pode indicar o risco de câncer de cólon.
3 – Mudança persistente nos hábitos da bexiga
A aparência da sua urina, a possibilidade de conter sangue nela e e a frequência com a qual você urina são fatores relevantes para identificar se há um problema em seu corpo. Na maioria dos casos, o problema pode se tratar de uma infecção do trato urinário, porém, também pode ser sinal de câncer de bexiga.
4 – Dores constantes e inexplicáveis
-
Foto: Rio de Saúde / Reprodução
Em geral, dores pelo corpo não costumam ser indicativos de câncer, mas quando elas são persistentes, o cenário pode mudar. Dores constantes no tórax podem indicar, por exemplo, câncer de pulmão. E dores persistentes no abdômen podem ser sinais de câncer de ovário. Fique atento a essas dores, principalmente quando você não tiver uma explicação para elas.
5 – Mudança na aparência de pintas ou surgimento de novas
Novas pintas ou marcas no corpo podem estar fortemente ligados ao câncer. Um detalhe que muitas vezes é ignorado é o fato dessas marcas apresentarem mudanças, que vão desde sua textura e tamanho até a cor. E nesses casos, é fundamental se atentar.
6 – Feridas que não curam
Nosso corpo se cura. É de praxe que feridas sejam cicatrizadas. Contudo, se você notar que após um período de mais ou menos três semanas alguma ferida em seu corpo ainda não foi curada, procure imediatamente um médico. Isso pode ser um sinal de carcinoma.
7 – Sangramento inesperado
Um sintoma comum de câncer cervical é o sangramento vaginal fora do ciclo normal. O sangramento no reto, por outro lado, pode significar câncer de cólon.
8 – Perda de peso súbita
-
Foto: Reprodução
Se você começar a perder muito peso sem mudar os seus hábitos e a sua alimentação, é bom que fique muito atento. Por mais que a meta de muitas pessoas seja emagrecer, a perda de peso sem esforço não é uma dádiva, mas sim um perigoso indício de algum problema de saúde grave. A presença de tumores, costumeiramente, pode fazer com que ocorra a perda de peso.
9 – Nódulos ou caroços inexplicáveis
Talvez este seja o fator mais levado em consideração pelas pessoas como um possível alerta de câncer. O surgimento de caroços ou pequenos nódulos, por menores que sejam, podem se tornar mortais se ignorados. Além disso, saliências nos testículos e nas mamas podem indicar, respectivamente, câncer de próstata e câncer de mama.
10 – Dificuldade persistente para engolir
-
Foto: Saúde Experts / Reprodução
Dois tipos de câncer estão ligados à dificuldade de engolir e digerir alimentos: o câncer de pescoço e o câncer de esôfago. Então, se você experimentar a terrível sensação de não conseguir engolir a comida, não tente resolver o problema mudando a sua alimentação, porque normalmente, a causa é bem mais grave.



Foto: Diário da Zona Noroeste
Foto: LarsZahner Photography
Foto: Rio de
Foto: Reprodução
Foto: