Leite com manga pode matar, barrinha de cereal ajuda a emagrecer, ovo faz mal… são vários os mitos sobre alimentação que nós ouvimos. Porém, o pior de tudo é que nós acreditamos piamente neles.
Então, que tal desvendarmos esses mitos? A lista a seguir traz 10 crenças alimentícias que perambulam pela mente de muitas pessoas, mas que realmente não passam de falsas verdades.
Está pronto para mudar seus conceitos?
Mito #1 – Adoçantes fazem bem para a saúde
Há quem acredite que o adoçante é uma opção saudável para substituir o açúcar. Enfim, esqueça a ideia do saudável. Adoçantes artificiais podem provocar danos no sistema nervoso central, causando espasmos, estado de confusão, cefaleias, queda de cabelo e fibromialgia.
Se for consumi-lo, o faça com muita moderação.
-
Foto: O Globo
Mito #2 – O leite é a principal fonte de cálcio
Quando alguma pessoa está precisando consumir algo que tenha cálcio, sua primeira opção costuma ser o leite. Contudo, embora ele realmente seja rico em cálcio, é importante ressaltar que os vegetais são fontes mais ricas.
Além disso, os vegetais se destacam pelo fato de serem mais bem absorvidos pelo organismo, não possuírem colesterol e terem mais proteínas, ferro e fibras.
-
Foto: Jornal Centro em Foco
Mito #3 – Ovos fazem mal para o coração
Muitas pessoas aboliram o consumo do ovo por acreditar que ele faz mal ao coração. Mas não acredite nisso. Além de ser um alimentos mais nutritivos, o ovo não está associado a maior risco de ataques cardíacos.
O alimento tem colesterol (cerca de 200 mg por unidade), mas para a maioria das pessoas, o colesterol consumido por meio do ovo não tem impacto no produzido pelo sangue (o próprio corpo realiza a compensação, reduzindo a produção de colesterol no sangue quando é consumido o do ovo).
-
Foto: Dicas Nutrição / Reprodução
Mito #4 – Barrinha de cereal ajuda a emagrecer
Se a sua meta é emagrecer, não trate a barrinha de cereal como aliada. A principal razão disso é o fato delas serem ricas em açúcar. Dê preferência a frutas e castanhas. Frutas secas também são boas opções.
Algumas marcas de barrinhas também apresentam alto índice de gorduras saturadas, o que não é nada útil para quem tenta emagrecer ou ser mais saudável.
-
Foto: Mundo Boa Forma / Reprodução
Mito #5 – Alimentos com rótulo de ‘baixo teor de gordura’ são saudáveis
‘Baixo teor de gordura’ basicamente significa cheio de sal e carregado com carboidratos baratos. Vou explicar. O rótulo é utilizado em alimentos que parte de seu sabor e textura retirados, mas que tem a inclusão de um carboidrato chamado maltodextrina.
Esse carboidrato, de digestão rápida, afeta diretamente a glicemia no sangue, o que desequilibra os níveis de insulina. Em outras palavras, causa mais fome e pode prejudicar seu controle das refeições.
-
Foto: Reprodução
Mito #6 – Comer antes de dormir engorda e causa pesadelos
Primeiro de tudo, não coma e deite logo em seguida. É irresponsável e pode fazer mal, então se você se alimentar à noite, espere algumas horas para deitar para dormir. Mas se a sua preocupação é com os sonhos e com a dieta, fique tranquilo.
O que engorda é a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. E exagerar na alimentação antes de deitar pode prejudicar o sono, mas não é a causa de sonhos ruins.
-
Foto: Reprodução
Mito #7 – Café faz mal à saúde
“Café tem muita cafeína, então faz mal.” Ah, quem nunca ouvir falar mal do café, não é mesmo? Sobre fazer mal, obviamente, o consumo exagerado trará consequências ruins ao corpo.
Contudo, a verdade é que o café faz muito bem. Além de combater a fadiga, ele ajuda a melhorar o desempenho cerebral (principalmente a capacidade de se concentrar), tem efeito analgésico e estimula a função renal. Mas pessoas com insônia ou arritmia cardíaca precisam estar muito atentas.
-
Foto: Tua saúde / Reprodução
Mito #8 – Suco de caixinha faz bem
Muita pessoas tem o hábito de parar de consumir refrigerante e migrar para o suco de caixinha. Se for o seu caso, saiba que você não está se ajudando em nada.
Sucos de caixinha, além de não conter quase nada da fruta apresentada na embalagem, não tem fibras e podem contar com quantidades absurdas de açúcar. Então, sucos naturais sempre serão a melhor opção.
-
Foto: Venda Expert Digital / Reprodução
Mito #9 – Beterraba é boa contra anemia
Beterraba é maravilhosa! Se você não quer comê-la pelo sabor, tenha em mente que é muito saudável e bastante rica em nutrientes. Mas se a questão é a anemia, de preferência a outros alimentos.
É bem verdade que a beterraba é rica em ferro, mas é de um tipo que o corpo tem mais dificuldade para absorver. Então, para lutar contra a anemia, feijão e carnes vermelhas magras surgem como a melhor opção. Porém, claro, não tire a beterraba do seu cardápio.
-
Foto: MTB Brasília / Reprodução
Mito #10 – Leite com manga pode matar
Ah! O todo poderoso dos mitos alimentícios não poderia ficar de fora. Dizem que a lenda surgiu na época da escravidão como estratégia dos senhores de engenho para que seus escravos não tomassem leite – bebida consumida pela nobreza no período em questão.
A mistura só fará algum mal se quem a consumi-la tiver algum problema com lactose ou tendência a ter intestino solto. Se não for o caso, pode tomar leite enquanto come manga sem ter receio algum.
-
Foto: Reprodução
Conheça aqui outros mitos relacionados à alimentação e lembre-se: não acredite em tudo o que você ouve por aí.
Foto: O Globo
Foto: Jornal Centro em Foco
Foto: Dicas Nutrição / Reprodução
Foto:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Tua
Foto: Venda Expert Digital / Reprodução
Foto: MTB Brasília / Reprodução
Foto: Reprodução