Uncategorized

10 fotos de veteranos gravemente feridos nos lembram os custos reais da guerra

By Drica Adamo

June 03, 2015

fotógrafo David Jay é especializado em moda e beleza, assuntos glamourizados pela mídia, “mas que são uma completa enganação”, como ele mesmo endossa. Mas isso não é tudo o que ele fotografa.

Três anos atrás, Jay começou a tirar fotos de jovens soldados brutalmente feridos que retornavam para a casa após as guerras no Iraque e no Afeganistão. Esteja preparado!!! As fotos parecem chocantes em um primeiro momento, mas são retratos capazes de gerar as mais diversas reflexões sobre a humanidade.

A foto acima mostra Nicholas John Vogt, das Forças Armadas norte-americanas. Em novembro de 2011, ele foi gravemente ferido em Panjwaii, no Afeganistão. A foto foi tirada numa piscina durante um feriado. Nessa ocasião, Jay pediu permissão para fotografá-lo e foi surpreendido com a seguinte resposta: “A única mensagem que eu quero passar é a seguinte: perder uma parte do corpo é como perder um bom amigo. Nós desejamos que ainda pudéssemos estar com eles. E então nós levantamos, lembramos dos bons tempos e agradecemos a Deus por tudo o que nos resta”.

O projeto de Jay tende a nos familiarizar com a trágica perda de membros do corpo e com a pele queimada dos veteranos feridos. Mais que isso, permite que nós possamos enxergá-los como pessoas e refletir sobre suas experiências vividas.

The Unkown Soldier é um projeto do fotógrafo David Jay. Para mais informações, visite sua página no Facebook. O trabalho de Jay também inclui o The SCAR Project, uma série de retratos de jovens mulheres que sobreviveram ao câncer de mama.