Os cães são animais muito curiosos e desempenham funções que você nem imagina. Além de muito amáveis e ótimos companheiros, os cãezinhos também têm característica muito curiosas.
Você sabia que eles tem suas próprias impressões digitais, podem prever uma tempestade e nascem cegos e surdos? Bom, essas são apenas umas de suas principais características.
Por isso, separamos para você 10 coisas que você não sabia sobre seu cachorro:
1. Eles podem sentir uma tempestade se aproximando

Os cãezinhos tem a audição muito aguçada e podem ouvir em frequências mais altas e menores. Por isso, eles podem ouvir o estrondo de um trovão há metros de distância, em um som tão baixo que os humanos não são capazes de ouvir.
2. Eles nascem cegos, surdos e sem dente

Durante sua primeira semana de vida, o dia de um filhote é 80% dedicado ao sono e os outros 20% dedicado à alimentação. Como eles são incapazes de andar durante esse período, eles apenas rastejam. E só começam a enxergar na terceira semana, pois é quando seus olhos se abrem pela primeira vez. Os ouvidos demoram aproximadamente o mesmo tempo para abrir.
3. Eles têm suas próprias impressões digitais

As impressões do focinho de um cachorro equivalem às impressões digitais humanas e são tão únicas quanto. Por isso, a identificação dos cãezinhos deixou de ser feita por meio das patinhas, que era muito menos exatas.
4. Eles fazem xixi para demarcar seu território
Ao levantar sua patinha para fazer xixi, o cãozinho consegue espalhar melhor sua urina, o que faz com que seu odor fique mais forte e por mais tempo. Nem todos os cãezinhos conseguem alcançar a mesma distância, por isso, os cachorros menores – e que não conseguem fazer seu xixi no mesmo lugar que os mais altos – são considerados mais fracos.
5. Eles têm o olfato 40 vezes mais poderoso do que o dos humanos

O olfato dos cãezinhos é tão poderoso quanto a visão dos humanos. Por isso, essa é a maneira com que ele enxerga o mundo: sentindo seus odores. Sua capacidade para analisar cheiros chega a ser 40 vezes maior do que a de um humano.
6. Eles sonham, assim como as pessoas
Assim como os humanos, os cãezinhos também são capazes de sonhar. E o mais curioso: a duração de seus sonhos variam de acordo com o tamanho de seus corpos. As raças maiores sonham entre 5 e 10 minutos, mas em intervalos de até 45 minutos. Já os cães de raças menores sonham com maior frequência, em intervalos de até 10 minutos, porém, seus sonhos duram apenas 1 minuto.
7. Eles se expressam por meio do movimento que seu rabo faz
A maneira com que o cãozinho mexe seu rabo tem muito a dizer sobre o que ele está sentindo: felicidade, ânimo, medo ou insegurança. E varia muito de acordo com a velocidade com que ele mexe e a posição em que o rabo está.
8. Eles têm uma maneira diferente de suar
Assim como os humanos, os cães também costumam suar. Porém, seu suor acontece no lugar que você menos imagina: em algumas partes de suas patas. Muitas pessoas pensam que eles transpiram através de sua língua, mas isso é uma informação falsa. Eles apenas se livram do calor através de sua respiração ofegante, o que faz com que o corpo fique mais oxigenado.
9. Eles se expressam muito por meio de sua linguagem corporal
Apesar de compreenderem algumas palavras, os cães entendem muito mais a comunicação corporal dos humanos do que a verbal. Por isso, se quiser passar uma mensagem ao seu cãozinho, use bastante os sinais.
10. Eles precisam de estrutura e regras

Os cães, assim como as crianças, precisam de disciplina e regras. Eles precisam saber quem é seu líder, por isso, se você não impor sua autoridade, ele jamais te escutará.
E aí, você já sabia tudo isso sobre seu cãozinho?
Fotos: Top 10+




