1ª greve geral do Brasil ocorreu há 100 anos e foi iniciada por mulheres. Mas o que ela tem em comum com a de hoje?
A greve geral de hoje e as paralisações que tem ocorrido nos últimos tempos mostram que muitas pessoas sentem-se motivadas a lutarem por seus direitos. Mas você sabia que a primeira greve geral foi realizada há 100 anos e que ela foi iniciada por mulheres?
Tudo começou em junho de 1917, algumas décadas antes da consolidação de leis trabalhistas no país, quando mais de 400 operários de uma fábrica têxtil chamada Cotonificio Crespi paralisaram suas atividades. A maioria dos funcionários eram mulheres.
Suas principais exigências eram o aumento dos salários e a redução da jornada de trabalho. E eles estavam dispostos a fazer o que fosse preciso para garantirem seus direitos como trabalhadores.

Em pouco tempo, a greve que começou na capital de São Paulo acabou se espalhando por diversos setores da economia, chegando ao interior de São Paulo e passando até o Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Embora a greve de 1917 seja muito semelhante com a que acontece hoje, elas apresentam uma grande diferença entre si: a de 1917 não foi chamada na época de paralisação, diferente da de hoje, que conseguiu se consolidar como tal.
Com a paralisação de 1917 os trabalhadores conseguiram conquistar muitos dos direitos que temos até hoje. Você acha que na de 2017 esses direitos também serão conquistados?
Foto: Arquivo Edgar Leuenroth – UNICAMP

