Conecte-se conosco

Ciência e saúde

Como o uso de celular antes de dormir afeta drasticamente o sono e o desenvolvimento infantil

Publicado

em

Uso de celular pode atrapalhar o desenvolvimento infantil

As crianças são cada vez mais cedo introduzidas ao mundo digital. Não é incomum ouvir de alguma pessoa mais velha que o filho, o neto ou sobrinho de pouca idade sabe lidar com um celular ou um computador melhor do que ela. Contudo, o que parece “bonitinho” para muita gente, pode ser um problema preocupante para as crianças, principalmente quando elas utilizam tais aparelhos na hora de dormir.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo King’s College, de Londres, Inglaterra, com os dados de 125.198 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 19 anos, o uso de celulares no horário reservado ao descanso está causando desde má qualidade do sono até doenças graves como obesidade e depressão infantil.

A preocupação é tanta que chegou, inclusive, às empresas. De acordo com informações da BBC, dois grandes grupos de investidores que contam com R$ 2 bilhões em ações na Apple solicitaram, em carta aberta, que a gigante tecnológica desenvolva softwares que possam limitar o uso dos smartphones ao público infantil. O pedido ainda não teve resposta.

Os males do celular

Em entrevista à BBC, a médica Roberta Magalhães vive o problema dos celulares em sua casa. Ela explica que a filha Roberta, de 9 anos, só desliga o celular na hora de dormir se ela tiver a atenção chamada. “Com certeza atrapalha. Ela fica horas navegando na internet, no Instagram, WhatsApp, Musical.ly, assistindo vídeos no YouTube. Depois demora a dormir. Fica rolando na cama”, explicou a mãe que afirmou que ao primeiro sinal de que o celular está começando a ser prejudicial à rotina da menina, vai proibir o seu uso.

Anúncios

Segundo os pesquisadores, além dos problemas em relação ao sono, os efeitos negativos do celular desencadeiam doenças. “Esse tipo de estudo endossa o que as pessoas de bom senso já sabiam. Os eletrônicos dão uma sossegada nas crianças por um tempinho mas, no médio e longo prazo, são muito ruins para o organismo”, alerta o médico especialista em doença do sono do Hospital Albert Einstein, Leonardo Ienardi Goulart.

Foto: BBC

Os estudos ressaltam as consequências perigosas dos distúrbios durante o sono. Dentre os principais problemas estão a obesidade, o enfraquecimento do sistema imunológico, problemas no crescimento e problemas psicológicos como a depressão, a ansiedade e um comportamento que tende ao suicídio.

Nesse momento, vale a consideração de um estudo feito na Grã-Bretanha pela Sociedade Real para Saúde Pública. Nele é mostrado que dormir mal é fator chave para doenças como o câncer e problemas cardíacos se manifestarem.

E no caso das crianças o sono se torna ainda mais importante. É durante o período de descanso que importantes hormônios se desenvolvem.

Como os aparelhos eletrônicos desencadeiam os problemas

São três os fatores principais que fazem com que os eletrônicos se tornem um transtorno para os mais jovens. O primeiro dele é a influência dele sobre o sono. O uso constante faz com que a criança atrase em seu horário de dormir e, naturalmente, tenha um tempo de descanso menor.

O segundo fator é o fato do conteúdo poder ser, muitas vezes, estimulante. Ou seja, isso acarreta uma sensação de excitação que atrasa o início do relaxamento da criança. Ela demora mais para conseguir pegar no sono. O caso de Roberta é um bom exemplo disso.

Anúncios

O terceiro fator determinante é a chamada “luz azul”, uma luz forte gerada pelas telas do smartphone que inibem a secreção da melatonina, o hormônio que diz ao cérebro que ‘é hora de dormir’. O preço disso é um relógio biológico afetado.

“O estímulo biológico para o sono fica prejudicado pela luminosidade. Porém o problema não é só a luz, mas também pensar em um monte de coisas, condicionando o momento do sono com a execução de tarefas sociais. Talvez isso atrapalhe mais do que a luz”, diz Goulart.

Foto: Reprodução

Transtorno a longo prazo

Segundo os especialistas, é a longo prazo que os transtornos mais sérios se manifestam e se tornam mais notáveis. E tão sérias quanto as manifestações são as consequências. Goulart explica à BBC que os aparelhos eletrônicos “podem gerar insônia. A pessoa fica condicionada àquele ambiente de alerta e daí, mesmo que ela vá para cama sem celular ou iPad, o cérebro acha que aquele é um lugar de vigília e não de descanso”.

A partir do momento que o sono é distorcido, hábitos como ficar acordado de madrugada se tornam mais evidentes. E pessoas que o seguem costumam, segundo pesquisas, ter a imunidade mais baixa.

“Há estudos que relacionaram mulheres que trabalham em turnos à noite com maior incidência de câncer de mama”, diz a neurologista Ana Karla Smith.

Ou seja, de tudo o que foi citado até aqui, é fundamental a compreensão de que o problema não se limita às crianças e aos adolescentes. Todos estão sujeitos.

Anúncios

Uma maior intensidade dos distúrbios do sono abre caminho para a depressão, AVCs, doenças cardiovasculares, dentre outros quadros de saúde letais. Além disso, é muito comum que os pacientes apresentem cansaço e mau humor com maior frequência.

Foto: DeBrasília / Reprodução

Como se proteger

Falamos tanto a respeito dos riscos, mas não nos esquecemos do mais importante: a prevenção. A principal recomendação, claro, é moderar no uso dos eletrônicos e evitá-los ao máximo antes do sono. Pais devem se atentar não somente aos filhos, mas também a si próprios. E é importante ter cuidado na introdução cada vez mais precoce dos pequenos aos acessórios tecnológicos.

No caso da luz azul, já estão sendo lançados óculos com lentes especiais para reduzir os danos causados por elas. Existe, inclusive, aplicativos que alteram a cor das telas. A empresa Caruso’s Natural Health lançou uma vitamina que promete proteger os olhos da luz azul, mas ainda não se sabe se ela realmente cumpre com o que diz.

Fonte: G1 / BBC

Anúncios

Ciência e saúde

1° transplante de rim de porco para humano é feito por médico brasileiro.

Publicado

em

A medicina fez história: profissionais da saúde realizaram o 1° transplante do mundo de um rim de um porco para um humano. A equipe foi liderada por um médico brasileiro.

Leonardo Riella foi o responsável por liderar a equipe do Massachusetts General Hospital, na cidade de Boston, Estados Unidos. O paciente que recebeu o órgão é Richard Slayman, de 62 anos e que estava em diálise há 7 anos.

O procedimento durou quatro horas e Richard recebeu um rim de porco geneticamente modificado pela empresa Genesis. O homem se recupera bem e a equipe médica quer mandá-lo para casa já nas próximas semanas.

O 1° do mundo

Para o hospital, o transplante “representa um marco importante na busca de fornecer órgãos mais prontamente disponíveis aos pacientes”.

Anúncios

A equipe ainda não sabe quanto tempo durará o rim, mas o feito foi muito comemorado e pode abrir várias portas para milhares de pacientes na fila de espera.

O transplante do paciente foi realizado dentro de um programa da FDA, que permite que pacientes com condições graves tenham acesso a tratamentos experimentais.

“É um transplante único”, disse Karen Maschke, pesquisadora do Hastings Center, um instituto de pesquisa em bioética norte-americano.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Ciência e saúde

Terapia com células CART-T faz câncer no cérebro reduzir em 5 dias

Publicado

em

Pesquisadores do Mass General Cancer Center, em Massachusetts, EUA, compartilharam os resultados dos primeiros pacientes que fizeram ensaio clínico de terapia com células CAR-T para glioblastoma. Três pacientes foram incluídos no estudo, publicado no New England Journal of Medicine.

Um homem de 72 anos, teve uma diminuição de 60,7% no seu tumor, que se manteve durante seis meses com o tratamento. Também, uma mulher de 57 anos teve uma regressão quase completa do tumor apenas cinco dias após uma única perfusão.

A equipe diz que seus resultados são animadores.

“Fizemos um investimento no desenvolvimento da equipe para permitir a tradução de nossas inovações em imunoterapia do nosso laboratório para a clínica, para transformar o atendimento aos pacientes com câncer”, comentou Marcela Maus, diretora do Programa de Imunoterapia Celular do Mass General Cancer Centro.

Como são produzidas as células CAR-T?

Como são produzidas as células CART? Após a coleta das células T do paciente, através de um procedimento chamado de aférese, as células T são modificadas em laboratório para dar origem às células CART. Após o processo de modificação, as células CART são multiplicadas até uma dose adequada para o peso do paciente.

Anúncios

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Discussão mundial: papel higiênico pra baixo ou pra cima? Existe lado certo?

Publicado

em

Os seres humanos têm debatido coisas grandes e pequenas ao longo dos milénios, desde a democracia à amamentação em público e à frequência com que as pessoas devem lavar os lençóis .

Mas talvez o debate doméstico mais tolo, mas surpreendentemente acalorado, seja aquele em que discutimos sobre como pendurar o rolo de papel higiénico.

A questão do “acima ou abaixo” tem atormentado casamentos e conhecidos casuais há mais de 100 anos. todos estão convencidos sobre a posição de colocar o papel higiênico.

Existe um motivo?

Ao contrário da crença popular, não se trata apenas de uma preferência inconsequente. Na verdade, existe uma maneira “correta” de pendurar papel higiênico, de acordo com especialistas em saúde e também com o homem que inventou o rolo de papel higiênico.

Anúncios

Afinal, qual o jeito certo?

Segundo especialistas em saúde, o objetivo é minimizar o contato entre as pessoas e as superfícies”. Então, pendurar o papel higiênico “pra cima” diminui a chance da pessoa tocar a parede atrás ao puxar o papel. Assim evitará os germes naquela superfície que podem ser espalhados para o próximo usuário. “

Muitas das cepas de bactérias identificadas podem ser transmitidas ao tocar em superfícies contaminadas”.

Portanto, sendo assim desta maneira, estamos convencidos de que o melhor jeito é colocar o rolo para cima.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Destaques