Transtorno de ansiedade atinge números alarmantes no Brasil. Veja como lidar com o mal


A ansiedade é um transtorno que vem a cada dia fazendo mais vítimas.
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Junto com a depressão, a ansiedade está fazendo milhares de vítimas no Brasil. O distúrbio que para a grande maioria é visto como algo natural, se não tratado, pode afetar gravemente a vida da pessoa. Só no Brasil, quase 13 milhões de pessoas sofrem com o distúrbio. A média global é de 3,9%, enquanto a média nacional chega a 6,4% da população atingida pelo problema.

Esse tipo de transtorno se diferencia da ansiedade natural em pequenas atitudes do cotidiano. “Quando uma pessoa tem um prazo apertado ou uma emergência no trabalho, ela se sente ansiosa e isso é normal. Mas há pessoas que se preocupam com cada ponto de suas vidas e não conseguem se livrar disso. Pessoas com esse transtorno se preocupam muito mais frequentemente e com mais intensidade que aquelas com uma boa saúde mental.”, explica Olivia Remes do Departamento de Saúde Pública e Cuidados Primários da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

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Maneiras de lidar com o transtorno de ansiedade
O transtorno de ansiedade está afetando muitos brasileiros que muitas vezes não sabem como lidar com o mal.

Para quem sofre com o mal, Remes listou algumas maneiras de lidar com o distúrbio e assim diminuir os efeitos.

1. Monitore os seus pensamentos

Geralmente pessoas ansiosas costumam bombardear suas mentes com pensamentos negativos. O pessimismo e a preocupação se tornam um veneno para quem sofre com o transtorno. Remes aconselha que durante o dia, a pessoa escolha um momento para pensar em todas as suas preocupações. Assim ela terá um tempo para si, porém não será algo que irá afetar todo o seu dia.

“A literatura psicológica mostra que nossos pensamentos murcham se não os alimentamos com energia. Ao empurrar esses pensamentos para um outro momento do dia, quando você chegar no momento designado para a preocupação, eles talvez não pareçam tão confusos ou preocupantes como pareciam quando brotaram em sua mente pela primeira vez”, explica Remes.

2. Faça atividades físicas e pratique meditação

O corpo e a mente trabalham juntos para o bem-estar da pessoa. Praticar exercícios físicos e assim garantir que o organismo funcione da melhor maneira possível, contribui diretamente para que o nosso psicológico fique bem. Tudo isso somado a prática da meditação é um combo perfeito para controlar o transtorno de ansiedade.

3. Veja o lado bom da vida

Para muitos essa pode ser uma tarefa impossível. Entretanto ver a vida sempre por uma visão otimista pode ser realmente transformador. Já ouviu aquele pensamento de que você atrai aquilo que pensa. Então comece agora a procurar as coisas boas da vida. Busque fazer atividades ou ficar com pessoas que te façam bem. E caso você esteja em algum lugar que não se sinta bem, procure algo de positivo. Onde há o mal, sempre existirá o bem também.

4. Busque terapia

A ansiedade muitas vezes só é tratada com remédios que não possuem tanto efeito. Optar por uma terapia pode ser fundamental para o tratamento da pessoa. Muitas vezes o paciente não sabe lidar sozinho com problema, por isso a ajuda de um profissional é de extrema importância para amenizar os efeitos do mal.

Fonte: G1

 

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