Solidão é o maior medo de quem chega à terceira idade, aponta pesquisa


Uma pesquisa analisou como os brasileiros encaram a " velhice ".
PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada com o intuito de descobrir como os brasileiros encaram a velhice revelou que a solidão é o maior vilão. Os resultados mostraram que 37% dos entrevistados não pensam sobre como irão envelhecer e que 54% não se sentem velhos. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista feita com dois mil homens e mulheres acima de 55 anos.

O estudo feito pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia junto com a farmacêutica Bayer nos dá panorama da situação. Em 2050 é esperado que quase 66 milhões de brasileiros tenham mais de 60 anos. Demonstrando que a maior parte da população será formada pela terceira idade.

PUBLICIDADE

O avanço da tecnologia, especialmente da medicina, contribui para que a população atinja uma longevidade maior. Uma boa infraestrutura e assistencialismo do governo garante uma qualidade de vida maior, o que significa mais anos de vida.

Para os especialistas, esse é um fato antes de tudo a ser comemorado. “O Brasil está alcançando um patamar interessante e envelhecer é uma conquista da sociedade”, comenta Maísa Karalla, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O envelhecimento da população pode ser encarado como algo positivo, entretanto requer muito planejamento. Países que possuem essa característica, como o Japão, sofrem com a falta de mão-de-obra, provocando um desequilíbrio. Políticas que garantam o equilíbrio na população devem ser pensadas desde agora para que as soluções sejam a longo prazo.

O grupo da terceira idade, em 2050, representará um terço da população no Brasil.
O medo que preocupa a terceira idade

A solidão foi apontada como o principal medo de quem chega na terceira idade. 27% dos respondentes imaginam um futuro cercado de uma família grande, curtindo os netos. Além disso, 29% teme a solidão. Esse é um dos aspectos que mais pode influenciar para o aparecimento de doenças, principalmente as psicológicas, como a depressão.

Envelhecer com dignidade e ao lado das pessoas que você ama, é a melhor forma de entrar na terceira idade. O respeito com os mais velhos também é algo a ser lembrado e destacado, já que todos nós chegaremos a terceira idade um dia.

Fonte: Uol

POSTS PATROCINADOS