Conecte-se conosco

Ciência e saúde

Por que os sintomas das doenças pioram à noite?

Publicado

em

Especialistas explicam o motivo de alguns sintomas se acentuarem nesse período

Você já deve ter percebido que quando está com alguma enfermidade ameaçando a sua saúde, como gripes, resfriados, dores de cabeça e de garganta, asma e tantos outros, essas males costumam piorar conforme o período noturno se aproxima.

Sua tosse ou alergia fica mais intensa e, muitas vezes, te impede de ter o merecido descanso.

Qualquer médico te informará que as portas giratórias dos hospitais começam a se movimentar com maior frequência depois da meia-noite. 

Deterioração nocturna da saúde: Existem razões fisiológicas que ajudam a explicar o aumento de doentes com problemas graves à noite.

Existem razões fisiológicas que ajudam a explicar a acentuação dos problemas de saúde à noite.

Anúncios

Durante o dia, quando estamos ativos no trabalho ou em qualquer outra atividade rotineira, o nosso organismo entende que precisa erguer algumas barreiras para garantir que tudo funcione normalmente.

Conforme a hora de ir para cama se aproxima, essas barreiras vão deixando de funcionar, para que o corpo possa descansar, e isso permite que os sintomas das doenças voltem a ativa no nosso organismo.

Além disso, a ação de mediadores antiinflamatórios diminui na ausência de luz e isso facilita a reação inflamatória no nosso corpo.

Confira algumas doenças que tem essa característica:

Asma e tosse

A tosse noturna é comum em pessoas com asma e 61% delas diz que os sintomas impedem que elas durmam bem.

Anúncios

Depois da meia-noite, as taxas de respiração estão mais baixas, resultando em uma transferência menos efetiva de oxigênio para a corrente sanguínea e dióxido de carbono para fora do corpo através dos pulmões.

Chiado noturno: Tossir à noite é comum em pessoas com asma

Os quartos também estão cheios de gatilhos comuns de asma, como ácaros da poeira da cama, colchões, brinquedos macios, tapetes e cortinas.

 

 

Quando a pessoa está deitada, também pode causar uma pressão no diafragma (o músculo separando o tórax e o abdômen), especialmente se estiver acima do peso. Isso pode causar um refluxo gástrico ou gotejamento pós-nasal, onde o muco vai do nariz para as costas da garganta.

Anúncios
Artrite

Artrite é uma doença que causa uma inflamação dolorosa na cartilagem e ossos nas articulações. A forma mais comum é a osteoartrite devido ao uso e desgaste, muitas vezes dos joelhos, quadris e mãos. Essa enfermidade geralmente afeta as pessoas com mais de 50 anos.

“Períodos prolongados de descanso, como o sono, podem piorar a dor”, explica Philip Conaghan, professor de medicina musculoesquelética da Universidade de Leeds .

 

 

“Se você estiver sentindo muita dor no meio da noite, consulte seu médico e converse sobre suas preocupações”, ele diz.

Anúncios
Menopausa

Acordar encharcado de suor é um sintoma comum da menopausa, causado pela incapacidade do corpo de regular a temperatura.

“Não temos certeza sobre o mecanismo, mas parece que o hormônio estrogênio, que cai durante a menopausa, desempenha um papel importante no funcionamento do hipotálamo, o sistema de regulação de temperatura dentro do cérebro”, diz Edward Morris, obstetra consultor. e ginecologista em Norfolk e Norwich University Hospital.

A menopausa: geralmente leva a suores noturnos

‘Você também está dormindo, então não perceba que sua temperatura está subindo até um longo caminho pelo processo. Se as mulheres estão acordadas durante o dia, quando acontece a mesma coisa, elas simplesmente abrem uma janela ou removem roupas.

Dor de cabeça

Um dos tipos mais dolorosos de dor de cabeça, dores de cabeça cluster (também conhecido como dores de cabeça despertador), geralmente ocorrem por volta das 2 da manhã.

Na verdade, 50% das pessoas que sofrem de enxaqueca dizem que sua condição regularmente as fazem acordar durante a noite. Isso pode estar relacionado aos ciclos do sono.

Anúncios

A área na parte inferior do cérebro, conhecida como tronco cerebral, está envolvida na regulação desse ciclo de sono e também desempenha um papel na influência da enxaqueca. “Nos testes, descobrimos que o estágio inicial da enxaqueca se origina no hipotálamo, que está no tronco encefálico”, diz o Dr. Dowson.

Gatilhos comuns incluem pular refeições, certos alimentos e luzes brilhantes ou cintilantes. Infelizmente, alguns gatilhos, como mudanças no clima, podem causar ataques de enxaqueca, mas não podem ser evitados.

Medicamentos que tornam a enxaqueca menos provável de ocorrer incluem antidepressivos, betabloqueadores e anti-histamínicos.

Em 2010, o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados aprovou o uso do Botox como preventivo para a enxaqueca crônica.

 

Anúncios
Refluxo gástrico

O refluxo do ácido do estômago para a garganta é uma causa comum de indigestão e azia. Acontece quando o anel muscular (esfíncter) na extremidade inferior da garganta relaxa demais, permitindo que o conteúdo ácido do estômago flua novamente.

Mudanças de estilo de vida, como não comer muito tarde da noite, manter uma dieta sem gordura, evitar cafeína, álcool e alimentos ácidos, podem ajudar.

Remédios sem receita tendem a conter carbonato de cálcio ou agentes espumantes que neutralizam o ácido no estômago.

Gripes e resfriados
Horizontalmente desafiado: Os resfriados são piores à noite porque quando você deita suas vias aéreas são menos eficazes na remoção de detritos e fluidos

Os resfriados são piores à noite porque quando você deita suas vias aéreas são menos eficazes na remoção de detritos e fluidos.

 

Anúncios

O revestimento de suas vias aéreas transporta constantemente detritos e fluidos para fora dos pulmões para a garganta. Esse processo se torna menos eficaz porque você está na horizontal, causando congestionamento e tosse.

Fonte: Daily Mail

 

Anúncios

Ciência e saúde

1° transplante de rim de porco para humano é feito por médico brasileiro.

Publicado

em

A medicina fez história: profissionais da saúde realizaram o 1° transplante do mundo de um rim de um porco para um humano. A equipe foi liderada por um médico brasileiro.

Leonardo Riella foi o responsável por liderar a equipe do Massachusetts General Hospital, na cidade de Boston, Estados Unidos. O paciente que recebeu o órgão é Richard Slayman, de 62 anos e que estava em diálise há 7 anos.

O procedimento durou quatro horas e Richard recebeu um rim de porco geneticamente modificado pela empresa Genesis. O homem se recupera bem e a equipe médica quer mandá-lo para casa já nas próximas semanas.

O 1° do mundo

Para o hospital, o transplante “representa um marco importante na busca de fornecer órgãos mais prontamente disponíveis aos pacientes”.

Anúncios

A equipe ainda não sabe quanto tempo durará o rim, mas o feito foi muito comemorado e pode abrir várias portas para milhares de pacientes na fila de espera.

O transplante do paciente foi realizado dentro de um programa da FDA, que permite que pacientes com condições graves tenham acesso a tratamentos experimentais.

“É um transplante único”, disse Karen Maschke, pesquisadora do Hastings Center, um instituto de pesquisa em bioética norte-americano.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Ciência e saúde

Terapia com células CART-T faz câncer no cérebro reduzir em 5 dias

Publicado

em

Pesquisadores do Mass General Cancer Center, em Massachusetts, EUA, compartilharam os resultados dos primeiros pacientes que fizeram ensaio clínico de terapia com células CAR-T para glioblastoma. Três pacientes foram incluídos no estudo, publicado no New England Journal of Medicine.

Um homem de 72 anos, teve uma diminuição de 60,7% no seu tumor, que se manteve durante seis meses com o tratamento. Também, uma mulher de 57 anos teve uma regressão quase completa do tumor apenas cinco dias após uma única perfusão.

A equipe diz que seus resultados são animadores.

“Fizemos um investimento no desenvolvimento da equipe para permitir a tradução de nossas inovações em imunoterapia do nosso laboratório para a clínica, para transformar o atendimento aos pacientes com câncer”, comentou Marcela Maus, diretora do Programa de Imunoterapia Celular do Mass General Cancer Centro.

Como são produzidas as células CAR-T?

Como são produzidas as células CART? Após a coleta das células T do paciente, através de um procedimento chamado de aférese, as células T são modificadas em laboratório para dar origem às células CART. Após o processo de modificação, as células CART são multiplicadas até uma dose adequada para o peso do paciente.

Anúncios

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Discussão mundial: papel higiênico pra baixo ou pra cima? Existe lado certo?

Publicado

em

Os seres humanos têm debatido coisas grandes e pequenas ao longo dos milénios, desde a democracia à amamentação em público e à frequência com que as pessoas devem lavar os lençóis .

Mas talvez o debate doméstico mais tolo, mas surpreendentemente acalorado, seja aquele em que discutimos sobre como pendurar o rolo de papel higiénico.

A questão do “acima ou abaixo” tem atormentado casamentos e conhecidos casuais há mais de 100 anos. todos estão convencidos sobre a posição de colocar o papel higiênico.

Existe um motivo?

Ao contrário da crença popular, não se trata apenas de uma preferência inconsequente. Na verdade, existe uma maneira “correta” de pendurar papel higiênico, de acordo com especialistas em saúde e também com o homem que inventou o rolo de papel higiênico.

Anúncios

Afinal, qual o jeito certo?

Segundo especialistas em saúde, o objetivo é minimizar o contato entre as pessoas e as superfícies”. Então, pendurar o papel higiênico “pra cima” diminui a chance da pessoa tocar a parede atrás ao puxar o papel. Assim evitará os germes naquela superfície que podem ser espalhados para o próximo usuário. “

Muitas das cepas de bactérias identificadas podem ser transmitidas ao tocar em superfícies contaminadas”.

Portanto, sendo assim desta maneira, estamos convencidos de que o melhor jeito é colocar o rolo para cima.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Destaques