Pesquisa mostra como o cérebro da mãe reage ao choro do bebê em explicação científica


Explicação científica para a reação da mãe ao ouvir choro do bebê
Explicação científica para a reação da mãe ao ouvir choro do bebê
PUBLICIDADE

A primeira coisa que o bebê faz ao vir ao mundo é chorar. E isso se repete ao longo de meses, alguns de forma mais intensa. O choro é também uma forma da criança mostrar que está com sono, fome, dor ou com algum desconforto.

Mas, como essa atitude do pequeno reflete em sua mãe? Geralmente a primeira ação da mulher é tentar acalmá-lo e embalá-lo. De acordo com um trabalho do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD), nos Estados Unidos, há uma explicação científica para essa tomada de decisão.

PUBLICIDADE

Os cientistas realizaram alguns experimentos, com etapas. Na primeira, avaliaram por uma hora o comportamento de 684 mães de 11 países, incluindo o Brasil, e de seus filhos de 5 meses de idade. Foram observadas respostas parecidas entre elas. A maioria, mesmo de diferentes nações e culturas, rapidamente pegava o bebê no colo e começava a conversar com ele.

Explicação científica para a reação da mãe ao ouvir choro do bebê

Como segunda fase, queriam entender como o cérebro reagia a isso. As mães precisaram fazer exames de ressonância magnética funcional. Ele é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo no cérebro, em resposta à atividade no órgão. Comparando os resultados com mulheres que não tem filho, as diferenças ficaram evidentes.

Explicação científica para a reação da mãe ao ouvir choro do bebê

As mães apresentavam alterações em regiões como a responsável por andar e falar. E outras também tiveram áreas relacionadas ao processamento de som e produção do discurso ativadas quando ouviam o choro. Partes relacionadas ao ato de cuidar também sofreram modificações.

Outras mudanças já tinham sido notadas em diferentes estudos, que mostram como a mulher reage emocionalmente em certas situações, como quando o filho ou outra criança começa a chorar. E você, qual a primeira atitude que toma ao ver seu bebê chorar?

Foto: Reprodução/ Internet

Fonte: Bebê.com 

POSTS PATROCINADOS