Pesquisa alemã revela que insetos estão sumindo. E isso é muito preocupante


PUBLICIDADE

E essa falta de insetos pode significar um “armagedom ecológico”

Você se lembra de seus tempos de escola? Lembra de estudar os insetos? Estes animais, que geralmente são pequenos, desempenham uma grande tarefa na natureza. E embora, a presença deles pareça irrelevante, eles são importantíssimos até mesmo para a nossa sobrevivência. E por isso esta notícia é tão triste e preocupante: os insetos podem estar sendo extintos.

E quem diz isso são alguns pesquisadores alemães. Eles iniciaram um estudo em 1989, que terminou apenas recentemente e chocou toda a comunidade científica.

PUBLICIDADE

Pesquisa e resultados

A pesquisa publicada na revista “Plos One”, consistia na análise de 1500 insetos em 63 reservas naturais. O resultado foi terrível. Simplesmente três quartos das espécies voadoras desapareceram nos 27 anos de estudo.

Insetos
Os insetos podem ser extintos. E isso é um perigo para todos nós

Conclusão

Os pesquisadores alemães dizem que esta pesquisa significa que um verdadeiro “armagedom ecológico” está próximo. Isso porque eles são muito importantes para todos os outros animais. O professor da UFPR, Angelo Pinto, fala sobre a pesquisa e o risco que podemos correr com tudo isso: “esse Armageddon é previsto porque os polinizadores controlam populações de outros animais. O impacto será real para a nossa sobrevivência”, conta. “Os insetos são o grupo mais rico do planeta. Ele ocupou todos os ambientes. Se eles, que são muito bem-sucedidos, agora são afetados, podemos extrapolar para outros organismos e imaginar o que está acontecendo com eles”, completa.

O pesquisador Lynn Dicks, da Universidade East Anglia, no Reino Unido, também concorda que esta situação é preocupante: “As moscas, mariposas e borboletas são tão importantes quanto as abelhas para a polinização de muitas plantas com flores. Eles também são alimento para pássaros, morcegos, alguns mamíferos, peixes, répteis e anfíbios. Moscas,besouros e vespas também são predadores e decompositores, controlando pragas e limpando algumas regiões.”

Como mudar

Todos concordam que em partes isso tudo é culpa do ser humano e por isso devemos mudar. Devemos nos preocupar mais com a natureza e preservar espécies de insetos, como por exemplo esta menininha, que sempre adorou insetos e até mesmo fez um artigo científico sobre eles.

Fotos: Reprodução Internet

Fonte: UOL

POSTS PATROCINADOS