Passar um final de semana de deitado na cama pode salvar sua vida


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Pesquisa indica que o sono perdido durante a semana deve ser recuperado no fim de semana e isso pode salvar sua vida

Durante todos os dias úteis de trabalho as pessoas planejam o merecido descanso do fim de semana. No entanto, essa pausa sempre vem carregada com um efeito colateral: a culpa.

Você não deveria fazer algo mais produtivo com o seu fim de semana?

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Bem, temos boas notícias. Em um estudo publicado no Journal of Sleep Research , pesquisadores suecos descobriram que dar uma boa cochilada por algumas horas extras no fim de semana pode diminuir sua taxa de mortalidade, caso você perca muito desse sono durante a semana.

Pesquisas anteriores descobriram que adultos com menos de 65 anos que dormem menos de cinco horas por noite na semana tinham um risco maior de morte. Mas este estudo sugeriu que a compensação do sono no final de semana poderia aliviar esse risco.

“Os resultados implicam que o sono curto (dia da semana) não é um fator de risco para mortalidade se for combinado com um sono de fim de semana médio ou longo”, escreveram os pesquisadores, liderados por Torbjörn Åkerstedt, da Universidade de Estocolmo .

Foto: Pesquisador Torbjörn Åkerstedt

“Isso sugere que o sono de um dia da semana pode ser compensado durante o fim de semana, e tem implicações para a mortalidade”.

Como foi feita a pesquisa

No estudo, dados de 38 mil adultos foram usados ​​a partir de uma pesquisa médica e de estilo de vida em 1997, cujos destinos foram acompanhados em 2010 em um registro nacional de óbitos. Estudos anteriores só tinham analisado a ligação entre a duração do sono durante a semana e a mortalidade da pesquisa.

Esses resultados mostraram que pessoas com menos de 65 anos de idade que dormiam menos de cinco horas por noite durante sete dias por semana tinham uma taxa de mortalidade 65% maior do que aquelas com seis ou sete horas. No entanto, este novo estudo descobriu que se o primeiro grupo dormisse por oito horas ou mais no fim de semana, não haveria aumento.

Pode parecer confuso, mas dormir muito também pode te prejudicar. Segundo os pesquisadores, dormir por oito horas ou mais todos os dias da semana resultou em uma taxa de mortalidade 25% maior em comparação com aqueles com seis ou sete horas por dia.

“O uso de medidas repetidas através de questionários de acompanhamento teria ajudado a manter o controle das mudanças nos hábitos de sono”, observaram no artigo.

Ainda assim, os resultados são interessantes. Stuart Peirson, um especialista no relógio biológico humano que não estava envolvido na pesquisa, disse ao The Guardian que o estudo “se encaixa com o que sabemos sobre o sono”, oferecendo uma boa visão do quanto de sono precisamos obter.

Fonte: The Guardian

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