Costumeiramente tachado como vilão da saúde, o ovo é um alimento injustiçado. Nutricionistas afirmam que seu consumo pode fazer muito bem à saúde. E suas virtudes não se limitam somente a dietas.
Conheça seis razões para que você consuma pelo menos um ovo todos os dias. Mas, claro, vale ser feita uma ressalva a portadores de diabetes ou colesterol alto. Estes devem moderam no consumo do alimento.

Melhora o raciocínio
Rico em ômega 3, o ovo é essencial para o bom funcionamento da mente. Graças a seu efeito no cérebro, o raciocínio é melhorado e a insulina e a glicose apresentam maior equilíbrio entre si.
Protege o coração
Sempre foi falado que o ovo faz mal ao coração. No entanto, a realidade é bem diferente. Consumido da maneira certa (evite comê-lo frito) ele não só não representa perigo à saúde cardiovascular como também protege o coração.

Combate a anemia
O alimento contribui na prevenção da doença, pois apresenta ferro e vitamina B12, essenciais contra a anemia.
Ajuda a emagrecer
A principal razão que motiva muita gente a consumi-lo. Um ovo contém somente 78 calorias, e além disso conta com nutrientes que se equilibram ao poder de saciedade das proteínas. Em outras palavras, é uma comida que nos deixa satisfeito, nos faz bem e ajuda a emagrecer.

Acelera o metabolismo
Fonte de muitos nutrientes, o ovo contribui muito a favor do metabolismo. E além de ser essencial para quem deseja queimar calorias, ele também ajuda no funcionamento do organismo.
Auxilia na construção de músculos
Certamente você já ouviu alguém que está tentando ganhar massa ou músculos dizer que “toma um copo de ovo puro toda manhã”. Não é verdade? E a ideia é realmente boa! O alimento é fonte de albumina, uma proteína fácil de digerir e que conta com valor biológico. Ela contribui na regeneração de tecidos musculares e, claro, com o aumento de massa.

Fonte: Vix