Mulheres precisam dormir mais, porque seus cérebros são mais complexos


PUBLICIDADE

Boas notícias! O sono agora está liberado. Pode ficar na cama até o meio-dia que só vai te beneficiar. Quero dizer, não precisa ficar todo esse tempo na cama, vai… Mas desde que você tenha uma boa noite de sono, já está valendo!

Se você é mulher então, melhor ainda! Aparentemente, as mulheres precisam de mais tempo de sono do que os homens para que todas as suas atividades simultâneas (sim, são muitas) sejam cumpridas. Segundo um estudo que analisou o padrão de sono de 210 homens e mulheres de meia idade para analisar como isso afetaria a capacidade intelectual, as mulheres que acabam por dormir menos horas, costumam apresentar mais problemas de saúde do que os homens.

PUBLICIDADE

Para o professor Jim Horne, um dos autores da pesquisa, “o cérebro das mulheres é ligado de maneira diferente, de modo que a sua necessidade de sono será um pouco maior. As mulheres tendem a ser multitarefas e, assim, acabam exigindo mais da capacidade do cérebro do que os homens”.

Sem falar que as mulheres acabam por apresentar consequências negativas muito maiores por conta de uma noite mal dormida, como conta Jim: “Para as mulheres, o sono de má qualidade está fortemente associado ao nível de estresse psicológico e aumento de sentimentos de hostilidade, depressão e raiva”.

Além disso, na Alemanha, pesquisadores analisaram 160 adultos. As mulheres apresentaram, após a pesquisa, maior atividade cerebral quando entravam em uma fase de sono sem sonhos. Essa mesma atividade está relacionada a um aumento nos níveis de inteligência para as mulheres. Enquanto isso, para os homens, uma cochilada de vez em quando já ajudaria.

Então, já sabem uma boa desculpa para dormirem mais tempo, não é mesmo? Uma boa noite de sono é bem mais do que merecida 🙂

Beatriz Ponzio

Fotos: Giphy, Revista Crescer.

POSTS PATROCINADOS

Beatriz Ponzio

Jornalista, introspectiva, criativa, sensível, sonhadora, apaixonada por dança e pela vida.