Mulher que nasceu sem o útero recebe órgão de doadora morta e pode finalmente dar à luz


Mulher recebe útero de doadora morta e dá à luz
PUBLICIDADE
Órgão transplantado de doadora morta:

Há pouco tempo, mostramos a história de uma mulher que deu à luz após receber um útero transplantado de uma doadora vida, nos Estados Unidos. Agora, aqui no Brasil mesmo, outro marco na medicina. Uma mulher que nasceu sem útero por conta da síndrome de Rokitansky, uma anomalia congênita do aparelho reprodutor feminino, recebeu o órgão transplantado. Mas, dessa vez, de uma doadora morta!

Mulher recebe útero de doadora morta e dá à luz

PUBLICIDADE

Essa foi a primeira vez no mundo em que um caso assim aconteceu. O útero tinha sido transplantado em setembro de 2016 de uma mulher que teve morte cerebral para essa paciente. O procedimento durou 10 horas (os médicos religaram as veias e artérias, assim como a saída do útero para a vagina) e ocorreu no Hospital das Clínicas, da faculdade de medicina da USP – Universidade de São Paulo. E foi la mesmo que o bebê da paciente veio ao mundo, no dia 15 desse mês.

Mulher recebe útero de doadora morta e dá à luz

A gravidez aconteceu na segunda tentativa, com a transferência de embriões para o útero. Após o parto, o útero foi retirado pois há um tratamento intenso é preciso para evitar a rejeição da paciente. Todo o procedimento foi parte de um projeto financiado pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com apoio do Hospital das Clínicas.

Outras duas mulheres fizeram parte do estudo e tiveram o órgão transplantado, mas a gravidez não deu certo. Desejamos muita saúde para o bebê, sua mãe e família!

Foto: Reprodução/ Internet/ Fantástico/ G1

Fonte: G1

POSTS PATROCINADOS