Mudanças climáticas estão alterando a composição nutricional dos nossos alimentos


PUBLICIDADE

Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas ainda estão longe de afetarem a raça humana. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump é um exemplo. Mas esta matéria não é sobre ele e sim sobre uma consequência do aquecimento global. Pesquisadores norte-americanos concluíram que alterações climáticas estão mudando a composição dos alimentos.

As mudanças climáticas estão atingindo a composição nutricional da nossa comida e prejudicando nossa saúde. Esta afirmação foi primeiramente feita pelo professor de matemática, e que gosta muito biologia, Irakli Loladze, que percebeu o problema ambiental em 1998 após um experimento em laboratório.

PUBLICIDADE

É incontestável que os níveis de CO2 (dióxido de carbono) estão aumentando na atmosfera. E em contrapartida, o teor de minerais, vitaminas e proteínas têm diminuído nos últimos 70 anos. Alguns estudos feitos até hoje deram a entender que a diminuição destes nutrientes estão ligados ao aumento de CO2.

De acordo com o professor americano Irakli Loladze, “o aumento do CO2 aumenta a fotossíntese, o processo que ajuda as plantas a transformar a luz solar em alimentos. Isso faz com que as plantas cresçam, mas também as leva a embalar em mais carboidratos, como a glicose, à custa de outros nutrientes de que dependemos, como proteína, ferro e zinco”. Esse efeito é devastador para aqueles que já sofrem com a falta de nutrientes, como pessoas anêmicas. E sabe-se que os indivíduos que têm boas condições alimentares não necessitam de mais carboidratos.

Alguns estudiosos também acreditam que a falta de vitaminas se dá por conta da pulverização de pesticidas que enfraquecem a defesa natural das plantas e consequentemente diminuem seus nutrientes.

Loladze ressalta que este pode ser o maior problema ecossistêmico que estamos vivendo e muitos nutricionista ainda não têm conhecimento sobre isto.

A conclusão desta pesquisa mostra como o aquecimento global e o efeito estufa já estão tendo grande influência em nosso bem-estar. Portanto, é importante que tenhamos consciência para não darmos continuidade aos processos de desmatamento, poluição e industrialização que agridem a natureza e, infelizmente, muitos ainda querem isso para o mundo. Ter conhecimento auxilia para que problemas ambientais não se agravem.

POSTS PATROCINADOS