
Médicos estão suplicando que todos parem de usar um tempero que é consumido todos os dias
Existem muitos alimentos capazes de nos fazer mal. Temperos, salgadinhos, comidas enlatadas e industrializadas podem ser aditivos perigosos para a nossa saúde.
Veja quatro dessas substâncias que podem prejudicar nosso organismo:
1. Fluoreto

Necessário para manter os dentes fortes e prevenir a cárie. Durante o processo de tratamento de água é adicionado o flúor para evitar esse problema.
Segundo a Portaria 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde, há um valor máximo para o flúor na água potável (cerca de 1,5 mg/L). A única questão é que, se consumido em excesso, a substância pode ser realmente perigosa. A realidade é que beber água não filtrada diariamente, com muito flúor, pode acabar reduzindo QI.
2. Adoçantes Artificiais

Será que excluir o açúcar foi mesmo uma boa ideia? Pois, acredite, os adoçantes podem conter outros perigos. Cheios de aspartame, o qual é composto por ácido aspártico, fenilalanina e metanol. Essas, uma vez quebradas pelo organismo, produzem uma química conhecida por gerar tumores no cérebro.
Para você ter uma ideia, o ácido aspártico tem excitotoxinas, neurotransmissores no cérebro que, quando consumidos em excesso, ficam hiper-excitadas, disparando as células nervosas. Sintomas como tontura, fraqueza, dormência e problemas de visão podem ser sinais de um consumo constante e em longo prazo do aspartame.
Ou seja, o melhor é parar com os refrigerantes, doces e salgadinhos. As opções light serão ainda piores.
3. Metais pesados

Infelizmente, todos nós ficamos expostos diariamente a metais como mercúrio, chumbo e cádmio. Mesmo nos alimentos com fertilizantes, podemos ficar expostos a estes metais. Peixes e frutos do mar contém o mesmo problema. Mas qual o problema nisso? Bem, basicamente problemas pulmonares, câncer e até desenvolvimento de autismo.
E atenção: até mesmo fetos podem nascer com esses problemas. Por isso, não é recomendado o consumo de peixes em grávidas.
4. Glutamato Monossódico

Conhecido como um ”tempero”, muito famoso, ele aparece em alimentos como salsichas, sopas enlatadas e alimentos processados. Um bom exemplo dele é o Ajinomoto.
O problema nele é que se usado em excesso pode causar dano cerebral, destruição das células nervosas e até estimular o aparecimento do Alzheimer e do Parkinson. Além disso, também afeta o desenvolvimento do sistema nervoso das crianças.
Veja alguns dos alimentos que sempre contém a susbstância:
Proteína vegetal hidrolisada
Extrato de proteína vegetal
Caseinato de sódio ou cálcio
Extrato de levedura
Proteína texturizada
Farinha de aveia hidrolisada
Óleo de milho
Condimentos
Ou seja, é melhor começar a rever o que você anda colocando para dentro do seu organismo, afinal isso pode estar alterando totalmente a sua saúde.
Fotos: Reprodução.
Fonte: Saúde Curiosa.
