Conecte-se conosco

Ciência e saúde

Como os males causados pelo sal não podem ser combatidos nem por uma dieta saudável

Publicado

em

Dieta saudável não impede que os malefícios do sal se manifestem

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas britânicos, uma alimentação saudável e equilibrada não é capaz de coibir os males causados pelo excesso do consumo de sal. A falta de moderação está diretamente ligada a problemas como aumento da pressão arterial e nem mesmo uma mudança na dieta é capaz de ajudar a lidar com o problema.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que ingerir mais de 8,5 g de sal por dia – o que, por consequência faz com que a pressão arterial se eleve – pode desencadear doenças cardiovasculares, AVC e outras enfermidades. O excesso dificulta o trabalho do coração em bombear o sangue e levá-lo para todo o corpo.

Foto: Reprodução

“Hoje em dia nós enfrentamos uma epidemia global no que diz respeito à ingestão de sal e casos de pressão arterial alta. E a pesquisa que realizamos comprova que não existem truques para reduzir a pressão”, explica o médico Queenie Chan. “É essencial procurar ter uma dieta com baixo teor de sal. Mesmo que a dieta seja saudável e equilibrada”, acrescenta.

A recomendação por parte de especialistas é que o consumo de sal não seja superior a seis gramas diárias, no entanto alimentos industrializados fazem com que a quantidade seja facilmente superada.

Danos ao coração

Uma outra pesquisa britânica realizada em agosto do ano passado traz à tona números ainda mais preocupantes. Pesquisadores identificaram que apenas duas colheres (de chá) diárias de sal – na casa de 3,73 g – já são suficientes para causar danos ao coração.

Anúncios

Além de aumentar a pressão arterial, a alta ingestão de sal também é responsável por tensionar os músculos do coração, o que acelera os batimentos cardíacos. As consequências estão associadas a graves doenças.

Foto: Reprodução

Fonte: Veja

Ciência e saúde

1° transplante de rim de porco para humano é feito por médico brasileiro.

Publicado

em

A medicina fez história: profissionais da saúde realizaram o 1° transplante do mundo de um rim de um porco para um humano. A equipe foi liderada por um médico brasileiro.

Leonardo Riella foi o responsável por liderar a equipe do Massachusetts General Hospital, na cidade de Boston, Estados Unidos. O paciente que recebeu o órgão é Richard Slayman, de 62 anos e que estava em diálise há 7 anos.

O procedimento durou quatro horas e Richard recebeu um rim de porco geneticamente modificado pela empresa Genesis. O homem se recupera bem e a equipe médica quer mandá-lo para casa já nas próximas semanas.

O 1° do mundo

Para o hospital, o transplante “representa um marco importante na busca de fornecer órgãos mais prontamente disponíveis aos pacientes”.

Anúncios

A equipe ainda não sabe quanto tempo durará o rim, mas o feito foi muito comemorado e pode abrir várias portas para milhares de pacientes na fila de espera.

O transplante do paciente foi realizado dentro de um programa da FDA, que permite que pacientes com condições graves tenham acesso a tratamentos experimentais.

“É um transplante único”, disse Karen Maschke, pesquisadora do Hastings Center, um instituto de pesquisa em bioética norte-americano.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Ciência e saúde

Terapia com células CART-T faz câncer no cérebro reduzir em 5 dias

Publicado

em

Pesquisadores do Mass General Cancer Center, em Massachusetts, EUA, compartilharam os resultados dos primeiros pacientes que fizeram ensaio clínico de terapia com células CAR-T para glioblastoma. Três pacientes foram incluídos no estudo, publicado no New England Journal of Medicine.

Um homem de 72 anos, teve uma diminuição de 60,7% no seu tumor, que se manteve durante seis meses com o tratamento. Também, uma mulher de 57 anos teve uma regressão quase completa do tumor apenas cinco dias após uma única perfusão.

A equipe diz que seus resultados são animadores.

“Fizemos um investimento no desenvolvimento da equipe para permitir a tradução de nossas inovações em imunoterapia do nosso laboratório para a clínica, para transformar o atendimento aos pacientes com câncer”, comentou Marcela Maus, diretora do Programa de Imunoterapia Celular do Mass General Cancer Centro.

Como são produzidas as células CAR-T?

Como são produzidas as células CART? Após a coleta das células T do paciente, através de um procedimento chamado de aférese, as células T são modificadas em laboratório para dar origem às células CART. Após o processo de modificação, as células CART são multiplicadas até uma dose adequada para o peso do paciente.

Anúncios

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Discussão mundial: papel higiênico pra baixo ou pra cima? Existe lado certo?

Publicado

em

Os seres humanos têm debatido coisas grandes e pequenas ao longo dos milénios, desde a democracia à amamentação em público e à frequência com que as pessoas devem lavar os lençóis .

Mas talvez o debate doméstico mais tolo, mas surpreendentemente acalorado, seja aquele em que discutimos sobre como pendurar o rolo de papel higiénico.

A questão do “acima ou abaixo” tem atormentado casamentos e conhecidos casuais há mais de 100 anos. todos estão convencidos sobre a posição de colocar o papel higiênico.

Existe um motivo?

Ao contrário da crença popular, não se trata apenas de uma preferência inconsequente. Na verdade, existe uma maneira “correta” de pendurar papel higiênico, de acordo com especialistas em saúde e também com o homem que inventou o rolo de papel higiênico.

Anúncios

Afinal, qual o jeito certo?

Segundo especialistas em saúde, o objetivo é minimizar o contato entre as pessoas e as superfícies”. Então, pendurar o papel higiênico “pra cima” diminui a chance da pessoa tocar a parede atrás ao puxar o papel. Assim evitará os germes naquela superfície que podem ser espalhados para o próximo usuário. “

Muitas das cepas de bactérias identificadas podem ser transmitidas ao tocar em superfícies contaminadas”.

Portanto, sendo assim desta maneira, estamos convencidos de que o melhor jeito é colocar o rolo para cima.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Destaques