Vegetais são saudáveis, mas não da forma que os preparamos. Saiba como fazê-los do jeito certo


Saiba como cozinhar legumes do jeito certo
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Vegetais são saudáveis. Ponto. Não há quem discorde de tal informação, correto? Ricos em vitaminas, minerais e outros componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo, legumes e verduras devem ser parte diária da nossa dieta. Porém (sempre há um porém), seus benefícios só serão aproveitados se eles forem consumidos da maneira certa. O que nem sempre acontece.

Durante o processo de cozimento, é inevitável que parte dos nutrientes seja perdida. E é por essa razão que é fundamentalmente importante que saibamos como minimizar essa perda. Vamos a algumas técnicas:

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  • Cozinhe os vegetais com pouca água. Ou seja, use o essencial, o mínimo necessário;
  • Reaproveite a água do cozimento em outras receitas, como molhos ou sopas. Dessa maneira você não deixará de aproveitar uma considerável quantidade de nutrientes;
  • Antes de colocar os legumes na água, dê uma fervida nela. A dica se complementa à primeira citada, pois quanto menos tempo os vegetais ficarem na água, menos nutrientes serão perdidos;
  • Deixe a panela tampada durante o cozimento. O processo evitará que parte das vitaminas saia junto com o vapor;
  • A melhor panela para o cozimento é uma tipo cuscuzeira, pois cozinhar no vapor ajuda a diminuir as perdas. na falta dessa panela, faça uso do banho-maria.
Foto: Sou mãe / Reprodução

Caso você prefira, uma outra alternativa a ser usada é a chamada “cozedura passiva”. O método pode até ser um pouco mais demorado, mas ao mesmo tempo praticamente elimina a chance dos alimentos se queimarem ou pegarem no fundo da panela.

Ele funciona da seguinte forma:

  • Coloque a água para ferver;
  • Desligue o fogo;
  • Coloque os vegetais que serão cozidos dentro da panela;
  • Tampe a panela;
  • Espero pelo tempo necessário para que o cozimento seja concluído.

Fonte: Cura pela Natureza

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