Aos 94 anos, idosa diagnosticada com demência acredita que boneca é a sua neta


Idosa pensa que boneca é sua neta
PUBLICIDADE

Diagnosticada há cinco anos com demência uma idosa norte-americana passa por um momento bem complicado em sua vida. Jessie Bell, aos 94 anos, vive em um lar de repouso onde é acompanhada pela filha Sandra, 57, que conta que a mãe vem demonstrando um comportamento cada vez mais estranho com o passar do tempo.

“Ela começou a fazer coisas como andar sem rumo pelo jardim durante a madrugada ou tentar cozinhar usando detergente líquido”, diz Sandra. A situação da idosa faz com que seja necessário acompanhamento constante. A mulher conta que, em determinados momentos, Jessie sequer reconhece suas filhas.

PUBLICIDADE

Em meio a uma situação de certa tensão, Carol, a outra filha de Jessie, levou para a casa aquilo que seria um alento para sua mãe. Em um bazar, ela comprou uma boneca que foi capaz de fazer a idosa sorrir depois de muito tempo. Para a senhora, o brinquedo é, na verdade, a sua neta.

Durante quase todo o tempo Jessie e a boneca são vistas juntas. A idosa canta para ela, conversa e demonstra incomparável doçura ao seu lado. “Minha mãe olha para o rosto da boneca e me diz: ‘Ela não é adorável? Olhe para o sorriso dela’. Então minha mãe sorri também. E é muito raro ela sorrir para outra pessoa”, revela Sandra. “Toda vez que olhamos para ela, sua ‘bebê’ está ao seu lado. Elas fazem tudo juntas. Até a alimenta”, completa.

E a boneca não é um conforto somente para a senhora de 94 anos. As filhas contam que ela também é querida para outras moradoras da casa de repouso, que a enxergam de maneira semelhante a Jessie. E para que a idosa se sinta mais tranquila e encorajada a interagir, vários moradores sempre perguntam a ela “como sua neta está”.

“Eu acho que a demência tem sido mais difícil para nós do que foi para a mamãe. Mas agora, quando a deixamos, a boneca dá conforto”, explica Carol.

A história, em si, pode ser dolorosa. É de partir o coração ver que todo o amor de uma mulher está depositado em um brinquedo. Mas em meio ao que ela já viveu e diante do período tão difícil, o importante é vê-la, enfim, feliz.

POSTS PATROCINADOS