Conecte-se conosco

Ciência e saúde

Conheça a folha capaz de limpar os rins, eliminar ácido úrico e regular a pressão arterial

Publicado

em

Folha de Nespereira

Você já ouviu falar na nespereira? É da planta que vêm uma frutinha chamada nêspera – ou ameixa amarela -, mas que tem em suas folhas parte do que a torna realmente especial.

Uma simples infusão de uma colher (sopa) da folha picada e um litro de água fervida fazem um chá responsável por uma série de importantes benefícios à saúde, principalmente quando a bebida é combinada a uma boa alimentação e a um estilo de vida saudável.

Foto: Cultura no Campo / Reprodução

Graças às vitaminas e minerais presentes na folha, o chá é importante para proporcionar os seguintes resultados:

  • Estimula a produção de insulina, o que ajuda a evitar e a tratar diabetes;
  • Melhora o funcionamento do pâncreas;
  • Melhora o movimento das mucosas (atuam na absorção de alimentos) do organismo;
  • Desintoxica o corpo;
  • Melhora a função hepática (funções do fígado);
  • Ajuda contra urticária, prevenindo a vermelhidão na pele e a inflamação;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhora a função renal e limpa os rins;
  • Evita a hipertensão arterial.

Ufa! Bastante coisa, hein?!

Foto: Reprodução

E já que nós falamos da folha, por que não falarmos um pouquinho do fruto também?! Doce e picante, a nêspera é pouco conhecida, mas também faz muito bem ao corpo. Graças as suas vitaminas, antioxidantes, nutrientes e uma fibra chamada pectina, a ameixa-amarela protege o intestino de muitas doenças (o que inclui o câncer).

A fruta também auxilia na prevenção contra doenças degenerativas e é eficaz para a saúde ocular e cerebral.

Anúncios

Ciência e saúde

Discussão mundial: papel higiênico pra baixo ou pra cima? Existe lado certo?

Publicado

em

Os seres humanos têm debatido coisas grandes e pequenas ao longo dos milénios, desde a democracia à amamentação em público e à frequência com que as pessoas devem lavar os lençóis .

Mas talvez o debate doméstico mais tolo, mas surpreendentemente acalorado, seja aquele em que discutimos sobre como pendurar o rolo de papel higiénico.

A questão do “acima ou abaixo” tem atormentado casamentos e conhecidos casuais há mais de 100 anos. todos estão convencidos sobre a posição de colocar o papel higiênico.

Existe um motivo?

Ao contrário da crença popular, não se trata apenas de uma preferência inconsequente. Na verdade, existe uma maneira “correta” de pendurar papel higiênico, de acordo com especialistas em saúde e também com o homem que inventou o rolo de papel higiênico.

Anúncios

Afinal, qual o jeito certo?

Segundo especialistas em saúde, o objetivo é minimizar o contato entre as pessoas e as superfícies”. Então, pendurar o papel higiênico “pra cima” diminui a chance da pessoa tocar a parede atrás ao puxar o papel. Assim evitará os germes naquela superfície que podem ser espalhados para o próximo usuário. “

Muitas das cepas de bactérias identificadas podem ser transmitidas ao tocar em superfícies contaminadas”.

Portanto, sendo assim desta maneira, estamos convencidos de que o melhor jeito é colocar o rolo para cima.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Ciência e saúde

Novo teste barato e não invasivo para câncer oral aborda doenças difíceis de diagnosticar

Publicado

em

Foi desenvolvido um novo teste barato e não invasivo para o cancro oral, que poderia potencialmente salvar milhões de vidas.

Cânceres orais e lesões bucais pré-cancerosas são considerados especialmente difíceis de diagnosticar precocemente e com precisão.

As biópsias são caras, invasivas e estressantes para o paciente, podendo levar a complicações. Eles também não são viáveis ​​se forem necessários exames repetidos da mesma lesão.

Mas uma equipa de investigadores, liderada por um cientista clínico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Case Western Reserve, descobriu um teste mais simples e de baixo custo para detectar o cancro e monitorizar lesões pré-cancerosas, ao mesmo tempo que determina quando uma biópsia é necessária.

Anúncios

E os resultados podem ser determinados em trinta minutos.

Fonte

Continue lendo

Ciência e saúde

Primeira cirurgia de transplante bilateral devolve mãos à pintor.

Publicado

em

Um pintor de 45 anos que perdeu as duas mãos em um acidente de trem há quatro anos foi submetido a uma operação bilateral de transplante de mão de 12 horas no Hospital Sir Ganga Ram, em Delhi, informou o PTI. 

Hospital Sir Ganga Ram em Nova Delhi. (Foto de arquivo)
Hospital Sir Ganga Ram em Nova Delhi. (Foto de arquivo)

Raj Kumar, morador de Nangloi, perdeu as mãos quando caiu nos trilhos e ficou sob um trem.

Ele se tornou dependente de outras pessoas para suas atividades diárias, disse o Dr. Mahesh Mangal, presidente do Departamento de Cirurgia Plástica e Cosmética do centro médico.

Prótese ou transplante?

Suas únicas opções eram o uso de próteses ou o transplante de mão. Ele começou a usar próteses, mas sua tentativa de prótese não teve sucesso e sua única esperança era um transplante de mão, disse ele.

Em fevereiro de 2023, o Hospital Sir Ganga Ram se tornou o primeiro hospital no norte da Índia a receber permissão para realizar transplante de mão.

Anúncios

Sucesso

Uma equipe de cirurgiões colaborou para executar o complexo procedimento, recolocando delicadamente vários componentes – ossos, artérias, veias, tendões, músculos, nervos e pele.

Precisão e experiência foram fundamentais, garantindo a integração perfeita das mãos transplantadas no corpo de Raj Kumar, disse Mangal.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Destaques