Conecte-se conosco

A Boa do Dia

Fibromialgia: Entenda a doença que fez a cantora Lady Gaga cancelar o seu show no Rock in Rio

Publicado

em

Lady Gaga também teve que cancelar outros 10 show de sua turnê neste mês

Fibromialgia é um doença que causa dores crônicas no corpo do paciente. Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou para o site Vix que a síndrome pode ser definida como o conjunto sintomas causados por uma “falha” no cérebro que o torna incapaz de diferenciar uma dor leve de algo intenso e doloroso.

“Até mesmo uma picada de mosquito pode causar uma dor horrível”, conta o médico.

A doença tem mais chances de ser desenvolvida em pacientes femininos. Apenas 1 homem a cada 10 mulheres tem a predisposição de ter fibromialgia.

Embora seja uma falha cerebral, não tem nada de psicológico nos sintomas. As dores são mais do que reais.

Anúncios

Segundo Roberto, muitas pessoas são diagnosticadas com esta síndrome de maneira equivocada, simplesmente por sentirem dores crônicas. Porém, a fibromialgia causa muito mais do que isso.

Foto: O Sabor da Vida

É comprovado que os pacientes sentem também cansaço, problemas com memorização, intestino irritável e ate mesmo mudanças no paladar.

“A doença tem alguns gatilhos. Conseguimos identificar que alguns fenômenos, como estresse físico e emocional, podem desencadear uma crise. Ela começa de maneira bem lenta, bem calma. O paciente conta que está mais irritado, mais triste, com o intestino irritado e, de repente, está com o quadro todo” explica Rached.

Com o tempo, as pessoas se acostumam e aprendem a lidar com a sua doença. Com auxílio de um médico, exercícios e remédios podem ser usados como aliados contra os sintomas.

Cancelamento de shows de Lady Gaga

De acordo com Roberto Rached, apesar de toda a frustração que os fãs da cantora sofreram, nada se compara ao tamanho da dor que ela sente com a doença. “Ela tem toda razão de cancelar os show”, diz.

Alguns pacientes sentem tantas dores que não conseguem fazer tarefas simples do cotidiano, como ir ao banheiro sozinho. Os outros sintomas que afetam a memória e o paladar ficam mais acentuados durante os surtos.

Anúncios

Foto: Documentário “Gaga: Five Foot Two”

O médico explica que ela seria incapaz de entregar um show que estivesse a altura do que os fãs estão acostumados.

“Um advogado, por exemplo, não tem a menor condição de ir para o escritório ou uma audiência, do mesmo jeito que um perfomer não consegue se apresentar e dançar. A fibromialgia incapacita o individuo, inclusive nos momentos de lazer”, explica.

“Qualquer caminhada pode trazer dor nas costas, joelhos e pode ser muito intensa. Além do mais, a fadiga também é muito grande, não sendo possível atravessar uma sala”, afirma Rached.

Em seu documentário distribuído pela Netflix, é possível ver Lady Gaga na cama do hospital chorando muito por causa das dores.

Foto: Documentário “Gaga: Five Foot Two”

No Brasil, a atriz Dani Valente, uma das juradas do Prêmio Multishow de Humor, também revelou sofrer da doença.

Ficamos na torcida para que Lady Gaga melhore e consiga voltar ao Brasil com sua turnê “Joanne”.

Anúncios

A Boa do Dia

Locadora e Instituto Mano Down, criam Autoescola Xtraordinária para pessoas com Síndrome de Down.

Publicado

em

Você sabia que, dos 74 milhões de motoristas no Brasil, apenas 2 têm síndrome de Down? Foi essa estatística que uniu uma locador de veículos e o Instituto Mano Down. O objetivo é mudar esse cenário e para isso eles criaram a Autoescola Xtraordinária.

O projeto começou há um ano e foi criado para mostrar que pessoas com deficiências intelectuais podem, sim, assumir o volante

Caio, de 20 anos, é um dos beneficiários do projeto Autoescola Xtraordinária.

O Caio tem síndrome de Down, já passou no teste psicotécnico e, recentemente, começou as aulas de legislação: “Eu tenho a vontade de tirar a CNH há muito tempo. Meu objetivo é poder viver de forma independente, e ter a CNH é essencial para alcançar essa meta. É isso que almejo para o meu futuro, ter controle sobre minha vida”.

Anúncios

Além de custear a emissão de 30 CNHs, a Localiza e o Instituto Mano Down trabalharam na capacitação de autoescolas interessadas em embarcar nessa jornada de inclusão e diversidade no trânsito.

Fonte

Continue lendo

A Boa do Dia

Menina brasileira de 11 anos cria fábrica de chocolate com cacau produzido pela família

Publicado

em

A menina Júlia, de 11 anos, transformou a plantação de cacau da família em uma grande fábrica de chocolate.

A história da baiana começou quando ela tinha apenas 7 anos. Júlia representa a quarta geração de cacauicultores e herdou a paixão pelo fruto logo cedo.

Depois de experimentar o chocolate que os clientes do pai faziam, ela teve uma ideia: “pai, por que a gente não pode também fazer chocolate com ele”?, indagou. O que era brincadeira, virou um negócio e a garotinha tem hoje sua “fantástica fábrica de chocolate da Júlia”.

Família do cacau

Anúncios

Lucas Arléo e Julianna Alves Torres, são os produtores do cacau e pais de Júlia.

A família vive da plantação do fruto, até que a filha mudou os rumos do negócio.

Quando os produtos de chocolate da região, de Ilhéus, compravam o cacau da família para produzir chocolate, Júlia também quis fazer o mesmo.

Assim que sugeriu para os pais, a família logo topou!

Plano de trabalho

Na época, Júlia tinha 7 anos e a idade não a impediu de montar um plano para os negócios.

Anúncios

“E aí ela já veio com um plano de trabalho escrito por ela. Lógico que para uma criança de 7 anos”, contou a mãe.

Primeiro máquina no aniversário

Aos 8 anos, ela não tinha tirado a ideia da cabeça. Como presente de aniversário, pediu logo uma máquina de fazer chocolate.

“A gente começou a brincar e fazer chocolate na cozinha da nossa casa”, disse a menina.

A brincadeira foi evoluindo e os chocolates feitos por Júlia se tornaram um novo ramo do negócio da família.

Fantástica fábrica da Júlia

Aos poucos, a família foi expandindo o maquinário e a produção não parou mais.

Anúncios

Três anos depois da primeira máquina, foi preciso comprar mais equipamentos e se estruturar.

Para o pai da menina, a ideia de Júlia foi uma virada nos negócios da família.

“É sem dúvida uma virada de página. É uma outra visão do negócio com o cacau. Então a gente deixa de ser somente produtor da matéria-prima e passa a vender também um produto acabado, que é o chocolate”, afirmou.

E ela é a provadora oficial! Sempre supervisionando e, comendo as delícias produzidas pela família. Foto: Globo Repórter.

E ela é a provadora oficial! Sempre supervisionando e, comendo as delícias produzidas pela família. Foto: Globo Repórter.

Fonte

Anúncios

Continue lendo

A Boa do Dia

Professor com câncer recebe homenagem de alunos com fanfarra e emociona a todos

Publicado

em

Alunos de um colégio particular do Distrito Federal decidiram fazer uma homenagem ao maestro e professor Sherlio Cabral Moreira, 48 anos, e levaram a fanfarra da escola até a casa dele. (Assista ao vídeo abaixo) 

No final de 2023, ele descobriu um câncer no intestino e teve que se afastar dos ensaios para seguir com o tratamento. Quando viu a surpresa, o regente não conseguiu segurar as lágrimas… foi uma emoção só! 

O professor já trabalha na escola há 16 anos e é muito querido por todos. “Tio Sherlio é um amor em pessoa! Ele é simples e humilde, além de ser muito responsável e carinhoso com todos”, disse a diretora Priscila Madureira de Oliveira ao Só Notícia Boa. 

Fonte

Anúncios

Continue lendo

Destaques