Fibromialgia: Entenda a doença que fez a cantora Lady Gaga cancelar o seu show no Rock in Rio


PUBLICIDADE
Lady Gaga também teve que cancelar outros 10 show de sua turnê neste mês

Fibromialgia é um doença que causa dores crônicas no corpo do paciente. Roberto Rached, fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou para o site Vix que a síndrome pode ser definida como o conjunto sintomas causados por uma “falha” no cérebro que o torna incapaz de diferenciar uma dor leve de algo intenso e doloroso.

“Até mesmo uma picada de mosquito pode causar uma dor horrível”, conta o médico.

PUBLICIDADE

A doença tem mais chances de ser desenvolvida em pacientes femininos. Apenas 1 homem a cada 10 mulheres tem a predisposição de ter fibromialgia.

Embora seja uma falha cerebral, não tem nada de psicológico nos sintomas. As dores são mais do que reais.

Segundo Roberto, muitas pessoas são diagnosticadas com esta síndrome de maneira equivocada, simplesmente por sentirem dores crônicas. Porém, a fibromialgia causa muito mais do que isso.

Foto: O Sabor da Vida

É comprovado que os pacientes sentem também cansaço, problemas com memorização, intestino irritável e ate mesmo mudanças no paladar.

“A doença tem alguns gatilhos. Conseguimos identificar que alguns fenômenos, como estresse físico e emocional, podem desencadear uma crise. Ela começa de maneira bem lenta, bem calma. O paciente conta que está mais irritado, mais triste, com o intestino irritado e, de repente, está com o quadro todo” explica Rached.

Com o tempo, as pessoas se acostumam e aprendem a lidar com a sua doença. Com auxílio de um médico, exercícios e remédios podem ser usados como aliados contra os sintomas.

Cancelamento de shows de Lady Gaga

De acordo com Roberto Rached, apesar de toda a frustração que os fãs da cantora sofreram, nada se compara ao tamanho da dor que ela sente com a doença. “Ela tem toda razão de cancelar os show”, diz.

Alguns pacientes sentem tantas dores que não conseguem fazer tarefas simples do cotidiano, como ir ao banheiro sozinho. Os outros sintomas que afetam a memória e o paladar ficam mais acentuados durante os surtos.

Foto: Documentário “Gaga: Five Foot Two”

O médico explica que ela seria incapaz de entregar um show que estivesse a altura do que os fãs estão acostumados.

“Um advogado, por exemplo, não tem a menor condição de ir para o escritório ou uma audiência, do mesmo jeito que um perfomer não consegue se apresentar e dançar. A fibromialgia incapacita o individuo, inclusive nos momentos de lazer”, explica.

“Qualquer caminhada pode trazer dor nas costas, joelhos e pode ser muito intensa. Além do mais, a fadiga também é muito grande, não sendo possível atravessar uma sala”, afirma Rached.

Em seu documentário distribuído pela Netflix, é possível ver Lady Gaga na cama do hospital chorando muito por causa das dores.

Foto: Documentário “Gaga: Five Foot Two”

No Brasil, a atriz Dani Valente, uma das juradas do Prêmio Multishow de Humor, também revelou sofrer da doença.

Ficamos na torcida para que Lady Gaga melhore e consiga voltar ao Brasil com sua turnê “Joanne”.

POSTS PATROCINADOS