Conecte-se conosco

Super Humanos

Família decide doar órgãos de idosa de 67 anos após morte cerebral ser decretada

Publicado

em

A atitude beneficiará ao menos cinco pessoas que serão transplantadas

Pode ser novidade para a maioria das pessoas, mas idosos podem sim se tornarem potenciais doadores de órgãos.

Esse caso aconteceu com uma senhora moradora de São Carlos, que estava internada na Santa Casa há 20 dias. Depois de ser decretada a sua morte encefálica, a família não pensou duas vezes e decidiu doar os seus órgãos.

“Enquanto estamos chorando a morte, alguém está sorrindo para a vida e é isso que importa”, disse a irmã da doadora, Maria José Bernardo.

Já foram 15 captações de órgãos de pessoas mais velhas feitas na cidade, e a atitude da família vai ajudar cerca de 5 outras.

“Minha tia não teve filhos, mas ela está dando vida a pelo menos mais cinco pessoas. Então a gente não gera vida só quando tem filhos, tem essa possibilidade também”, ressaltou emocionada a sobrinha Glauce Mendes.

Anúncios

Família da doadora

Os médicos tiveram que ser rápidos, após a permissão da família, para que tudo ocorresse com segurança.

“O trabalho circulatório do coração tem que estar funcionando para os órgãos ficarem viáveis, depois da retirada dos órgãos o coração para de bater”, explicou o médico coordenador da Comissão de Captação e Transplante da Santa Casa, Ivan Carlo Linjard.

Idade

Segundo a enfermeira Maria Thereza Lazzarini, não existe maiores problemas de captar órgãos de pessoas mais velhas, contanto que eles estejam saudáveis, funcionaram tão bem quanto o de uma pessoa jovem.

“Pessoas de 50, 60, na faixa de 70 anos, se estiveram saudáveis com os órgãos dentro da normalidade, podem ser doadoras de órgãos”, afirmou Lazzarini.

Médico coordenador da Comissão de Captação e Transplante da Santa Casa, Ivan Carlo Linjard

Quem controla a fila de doação é a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, e cada um deles tem uma fila diferente.

“Normalmente a equipe dos locais (de destino) vem fazer a captação aqui. Veio uma equipe de São José do Rio Preto para captar o fígado e outra de Ribeirão Preto para captar os rins. A córnea nós fazemos aqui em São Carlos”, afirmou Ivan Carlo Linjard, Médico coordenador da Comissão de Captação e Transplante da Santa Casa.

Torcemos para que os órgãos recebidos dessa doadora tragam muita felicidade e uma nova chance na vida dos transplantados.

Anúncios

Fonte: G1

Super Humanos

Este homem estendeu um tapete vermelho no chão para as pessoas. Veja as reações!

Publicado

em

Imagine só você caminhando pela rua e, de repente, um homem desconhecido estende um tapete vermelho para você, como se fosse uma estrela de cinema.

Em Belfast, na Irlanda, o TikToker Alan Wallace faz exatamente isso com estranhos, e o mais legal é ver as diferentes reações de cada um. (Assista ao vídeo no final da matéria).

Alguns fazem um desfile de moda, outros dançam, andam de skate e até dão cambalhotas. Também tem aqueles que ficam um pouco tímidos, mas não deixa de ser especial.

Alegria e animação contagiante

A reação genuína das pessoas que passaram pelo tapete vermelho é contagiante.

Todos sorriam ao ver a simplicidade e alegria daquele momento.

Anúncios

Um trabalhador da construção civil mostrou todo o charme e andou como se estivesse em um desfile muito importante de Paris, enquanto outra mulher deu um show nos passos de hip-hop.

Clique e veja o vídeo!

Comentários da web  

As respostas ao vídeo foram igualmente empolgantes. Muitos internautas comentaram como aquela dose de alegria os animaram em momentos difíceis.

Um usuário disse: “Tive um dia péssimo e isso realmente me animou”.

“Prova de que coisas simples podem proporcionar muita alegria! Alegria contagiante com isso! Mais por favor!” comentou outro.

Anúncios

Um terceiro ainda escreveu: “Adoro a forma como todos reagem, mas especialmente os idosos. Muitas vezes são solitários e esquecidos. Eles vão pensar nisso com um sorriso por muito tempo”.

A felicidade está nas pequenas coisas 

Essas cenas nos fazem refletir que se divertir e alegrar alguém não requer um grande esforço.

Às vezes, nos perdemos em pensamentos e preocupações do dia a dia, e esquecemos que a felicidade pode ser encontrada nas pequenas coisas da vida.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Super Humanos

Gari do Alemão publica livro e recebe convite para palestrar em Harvard.

Publicado

em

Valdeci Boareto, é gari há 27 anos de uma escola municipal em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi durante a pandemia que teve a ideia de rascunhar sua história as ruas.

Agora, ele foi convidado para palestrar em Harvard, uma das universidades mais renomadas do mundo!

Eu, escritor.

Na Bienal de 2023, quando acompanhou a excursão dos alunos da Escola Municipal Manuel da Nóbrega, ele lançou um livro.

“Comportamento que te salva – A vida sob o olhar de um gari que só quer respeito”, é o título do livro de Valdeci. A obra ficou famosa e Valdeci recebeu o convite de estudantes brasileiros de Harvard para dar uma palestra.

Palestra em Harvard

O convite veio da 10ª edição da Brazil Conferecen Harvard & MIT, que será realizada na cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos, em abril.

Anúncios

Valdeci será um dos embaixadores do programa de impacto social “Servindo Brasil”.

Aqueles que trabalham pela nossa sociedade e fortalecem a nossa democracia estão, na maioria das vezes, na linha de frente fazendo trabalhos árduos. Por mais que muitas vezes não tenham o reconhecimento, chegou a hora”, disse Eduardo Vasconcellos, copresidente do evento.

Fonte

Continue lendo

Super Humanos

Adolescentes de Moscou salvaram mais de 100 pessoas em ataque terrorista.

Publicado

em

Dois estudantes russos, foram aclamados como heróis por ajudarem no resgate de centenas de pessoas de um ataque terrorista em Moscou.

Islam Khalilov, 15 anos, e Artyom Donskoy, 14 anos, trabalhavam como atendentes de vestiário durante o evento.

Em 22 de março, homens armados invadiram o Crocus e começaram a atirar contra quem assistia a um show de rock e atearam fogo ao teatro.

Os jovens ajudaram a conduzir os participantes em fuga para longe dos corredores sem saída, trancaram as portas de manutenção e saíram pelas saídas. Eles receberam medalhas por bravura numa cerimônia realizada pelo comissário russo para os direitos da criança.

“Entendi que se não reagisse, muitas pessoas, inclusive eu, perderiam a vida”, disse Islam, segundo a BBC. 

Anúncios

Acredita-se que o ataque tenha sido perpetrado por quatro homens do Tajiquistão, país de maioria muçulmana. Uma recompensa também foi dada aos jovens no valor de 1 milhão de rublos (US$ 10.900) para agradecer.

Fonte

Continue lendo

Destaques