Exposição à poluição pode alterar placenta e afetar desenvolvimento do feto, diz pesquisa


Poluição afeta a placenta e desenvolvimento do bebê
PUBLICIDADE

A placenta é um órgão que se desenvolve na mulher durante a gestação. Ele é essencial para a saúde do feto e possui diversas funções; desde aconchegar o bebê no útero e fornecer nutrientes e oxigênio ao pequeno a eliminar seus resíduos, como o xixi.,

Efeitos da poluição na gravidez:

Um grupo de pesquisadores da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) constatou que a exposição da mulher à poluição, tanto antes quanto depois da gestação, pode afetar a placenta ao alterar algumas de suas características, assim como causar distúrbios em um sistema hormonal relacionado ao fluxo sanguíneo uteroplacentário e diminuir os níveis de fatores envolvidos no processo de formação placentária.

PUBLICIDADE

Os resultados desse estudo foram publicados na revista PLOS ONE. Eles chegaram a essa conclusão ao colocar ratas, antes de acasalar, expostas tanto ao ar filtrado como ao ar poluído com partículas baseadas nas exposições ambientais reais na Região Metropolitana de São Paulo.

Poluição afeta gravidez

Elas foram divididos em quatro grupos. O primeiro foi colocado no ar filtrado antes e durante a gravidez; o segundo foi colocado em contato com ar filtrado antes da gravidez e com ar poluído durante a gravidez; já o terceiro grupo foi submetido ao ar poluído antes da gravidez e ao ar filtrado durante a gravidez. Por fim, o quarto grupo foi colocado no ar poluído antes e durante a gravidez. Antes da gestação, as ratas ainda foram colocadas em situações de contato com a poluição como as mulheres.

Poluição afeta gravidez

Na 19ª semana de gestação, a placenta dos animais foi coletada e todos os procedimentos necessários para analisá-la foram realizados. E eles mostraram que de fato houve alterações na placenta e no sistema RAS (hormonal renina-angiotensina) uteroplacentário. Isso pode afetar também a forma como os nutrientes chegam ao embrião, por exemplo e o desenvolvimento normal da gravidez.

Os pesquisadores também observaram como essa exposição à poluição afeta a formação da placenta e de fatores essenciais para o bebê. E foi atestado que diversos desses fatores tiveram uma alteração em pontos importantes para a criança; elas podem provocar consequências na interação entre a mãe e o feto, dentre outras mais sérias.

Foto: Reprodução/ Internet

Fonte: R7  

POSTS PATROCINADOS