Eles encontraram duas múmias de quatro mil anos atrás. E quando veem o exame de DNA, ficam incrédulos


PUBLICIDADE
As duas múmias viveram em 1.800 a.C. e tinham uma ligação genética

Flinders Petrie e Ernest Mackay são os responsáveis por encontrar as duas múmias em 1907 na cidade de Deirf, no Egito. Por estarem juntas, foram identificadas como irmãos e filhos de um governante local com uma mulher chamada Khnum-aa.

Por esse motivo elas recebem o nome de “Dois Irmãos” no Museu de Manchester, onde ficam expostas. Ao que tudo indica seus nomes eram Khnum-nakht e Nakht-ankh e os dois faziam parte da elite da época.

PUBLICIDADE

A egitologista Margaret Murray, colega de trabalho de Flinders e Ernest, foi quem analisou as múmias um ano após a descoberta e sugeriu essa relação. Porém, por seus esqueletos serem muito diferentes um do outro, uma análise dos hieróglifos indicou que um deles poderia ser adotado.

Foto: G1

Um estudo publicado no “Journal of Archaeological Science” pela pesquisadora Konstantina Drosou, pois um fim nessa dúvida. Segundo a pesquisa, o uso de técnicas modernas de sequenciamento do DNA revelou que as múmias são na verdade de dois meio-irmãos.

“Estou muito agradecida por termos sido capazes de adicionar esta pequena, mas importante peça, ao quebra-cabeças da história e estou certa de que os irmãos estariam orgulhosos”, comemora Konstantina.

Os cientistas tiraram amostras de DNA dos dentes das múmias e fizeram a sequência a partir deles. A apuração revelou que os dois são filhos da mesma mãe, por causa do semelhança do haplótipo mitocondrial.

Como os cromossomos Y tinham uma sequência mais quebrada, os resultados indicaram que Nakht-Ankh e Khnum-Nakht eram filhos de diferentes pais.

Konstantina Drosou

A coautora disse que foi uma jornada longa e exaustiva mas que esses momentos que a fazem acreditar em DNA antigo, que significa amostra genética não preservadas propositalmente.

O mais curioso é saber que existe a chance de ninguém dessa família ter tido conhecimento desse fato.

Fonte: G1

 

POSTS PATROCINADOS